Criação de jacarés

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 990 outros assinantes

Os jacarés são répteis da família Alligatoridae que habitam água doce, são animais ectotérmicos (regulam sua temperatura corporal conforme o ambiente externo) e uma das principais diferenças físicas entre jacarés e crocodilos é o focinho curto e largo, nos jacarés. Os países que mais consomem carne de jacaré são a Bolívia e a Colômbia. No Brasil há seis espécies: o jacaré-paguá ou jacaré-anão (Paleosuchus palpebrosus), jacaré-açu (Melanosuchus niger), jacaretinga (Caiman crocodilus), jacaré-coroa (Paleosuchus trigonatus), jacaré-do-pantanal (Caiman yacare) e jacaré-do-papo-amarelo (Caiman atirostris), sendo os dois últimos o enfoque nesse post.

O projeto Arurá, iniciativa da Universidade de São Paulo (USP), é uma propriedade na cidade de Artur Nogueira (SP) que através de um projeto para conservação de espécies ameaçadas de extinção, passou a criar jacaré-do-papo-amarelo com fins ecológicos e de comercialização. O jacaré-do-papo-amarelo é nativo da mata atlântica e no projeto a carne e couro de animais filhotes que são comercializados (com autorização do IBAMA), animais que melhor se desenvolvem são mantidos para reprodução (melhoramento genético). Os filhotes são mantidos entre 18-24 meses em tanques e estufas até atingirem o peso de 12 kg e 1,20 m de comprimento (parâmetros para comercialização). A alimentação dos animais é feita duas vezes na semana com frangos de descarte e ração premix, por serem animais de sangue frio, sua sensibilização no abate é feita no gelo.

O jacaré-do-papo-amarelo é uma das seis espécies encontradas no Brasil.
Jacaré-do-papo-amarelo. Fonte: BiologiaNet

Já o Caimasul (Caimans do Sul do Pantanal), criatório de jacarés-do-pantanal localizada em Corumbá (MS), tem sua produção intensiva. Assim como o projeto Arurá, tem por objetivo a conservação da espécie e comercialização da carne e couro. Os ovos de jacaré-do-pantanal são coletados na natureza (com autorização do IBAMA) e são mantidos em incubadoras que simulam o ambiente natural. Esses ovos são mantidos em temperatura média de 35°C e após 70-73 dias eclodem, a eclosão tem início pela vocalização dos animais e rachaduras nos ovos, os filhotes nascem com aproximadamente 25 cm. Os “recém-chegados” são mantidos em baias que comportam até 600 jacarés, em 2015 o criatório Caimasul tinha cerca de 50 mil animais. Os principais compradores da produção são Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Brasília, a comercialização acontece visto que o criatório possui frigorífico próprio com selo de inspeção federal (SIF), concedido pelo MAPA.

Vive em ambientes essencialmente aquáticos, como alagados, rios, lagoas e pântanos (Foto: Dirceu Martins / TG)
Jacaré-do-pantanal (Fonte G1, foto Dirceu Martins)

Curiosidades:

A carne de jacaré apresenta em uma porção de 100 g cerca de 50,61 calorias 23,80 g de proteínas e 0,30 g de gordura.

No criatório Caimasul há um jacaré fêmea carinhosamente nomeada de Bianca que possui leucismo, ou seja, apresenta seu corpo todo branco (não é albinismo, pois albinismo é ausência de melanina)

Jacaré-do-pantanal criada no Caimasul que apresenta leucismo (Fonte: Caimasul https://www.instagram.com/p/B8_aomShaoT/)

Entretanto, a produção de animais silvestres, como jacarés, ainda caminha em passos pequenos, necessitando de mais estudos na área. Outro fator limitante também é a aceitação da população quanto a carne desses animais. Contudo é um mercado que tem um grande potencial, visto que são animais nativos do Brasil unindo-se a conservação das espécies.

Referências:

https://ruralpecuaria.com.br/tecnologia-e-manejo/criacao-de-animais-silvestres/manejo-na-criacao-do-jacare.html

https://nogueirense.com.br/

https://caimasul.com/br/produtos.html

https://www.biologianet.com/

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/fauna/noticia/2015/01/jacare-do-pantanal.html

5 respostas

  1. A primeira foto não corresponde á espécie citada, as informações sobre tamanho do filhote nascido e temperatura média de incubação estão incorretas.

    1. Olá, tudo bem?

      Você poderia comentar sobre qual seria a espécie da foto? E se possível, onde encontrar as informações corretas sobre o tamanho do filhote e temperatura média de incubação?

      Obrigada.

    1. Então pra você o correto seria não criar e retirá-los da natureza? Retrocesso é em tempos de fácil acesso à informação, você vir aqui e falar uma besteira deste tamanho. A criação exerce um importante papel na redução da pressão de caça ilegal.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »