Qual a diferença entre animais peçonhentos e venenosos?

Muitos acreditam que peçonha e veneno são sinônimos e por isso podem ser utilizados para se referir a mesma substância, mas isso é mito! A verdade é que “venenoso” e “peçonhento” são conceitos únicos e descrevem formas específicas pelas quais os animais exercem seu poder químico, que é a presença de uma estrutura para inocular essa substância.

Animais peçonhentos produzem uma toxina ou a mistura de várias toxinas, capaz de alterar o metabolismo de outro animal, injetando-a dentro do corpo. Exemplos disso são os dentes ocos das cobras, os ferrões das abelhas ou os aguilhões dos escorpiões.

Por outro lado, criaturas venenosas ministram suas secreções passivamente, normalmente através da pele, quando outras criaturas as tocam ou as ingerem. Quando ingeridas, essas toxinas percorrem o corpo rapidamente, causando doenças temporárias ou a morte, dependendo do veneno e da dose. Os baiacus, por exemplo, são particularmente mortais, devido a uma neurotoxina em sua pele e órgãos que é mais tóxica que o cianeto.

Fonte: Meus Animais

Muitos animais venenosos não fabricam suas próprias defesas, as captam de outras fontes em seu meio ambiente. Os baiacus conseguem a sua tetrodotoxina de uma bactéria marinha. Enquanto lagartas, as borboletas monarcas se alimentam da seiva leitosa tóxica de plantas, que dá a elas um gosto amargo na idade adulta.

Cores como uma forma de advertência também são abundantes dentre as espécies venenosas da vida selvagem, em especial nas rãs venenosas brilhantes nativas das Américas do Sul e Central.

Um dos animais mais venenosos do planeta, a rã venenosa dourada da Colômbia (Phyllobates terribilis), concentra batracotoxina, provavelmente de pequenos insetos que compõe a sua alimentação, e a secreta através de glândulas em sua pele. Um único exemplar produz o suficiente para matar várias pessoas.

Fonte: Informa Bicho

Referências:

https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2020/01/qual-e-diferenca-entre-animais-venenosos-e-peconhentos

https://ciencisagora.blogspot.com/2012/11/voce-sabe-diferenca-entre-peconha-e.html

https://www.iguiecologia.com/diferenca-entre-animais-venenosos-e-peconhentos/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s