Critérios para iniciar um confinamento – Parte I

Como sabemos, o confinamento é a prática de deixar os animais em pequenas áreas fornecendo água e alimentos no cocho, uma vez que a exploração da carne desses animais é muito importante em todo o mundo.

O primeiro passo para que um produtor possa iniciar um confinamento é o conhecimento de que não é um trabalho fácil, e que, além de tudo, requer um bom investimento não só no início, mas durante toda a produção, ou seja, um planejamento financeiro é de extrema importância. A propriedade precisa estar apta para receber animais, como uma boa pastagem e uma área que comporte o número de cabeças de gado que o produtor pretende engordar. É importante lembrar que, em lugares mais quentes, a água precisa ser abundante, pois é essencial para a saúde e bem-estar do animal. Uma boa varredura no local é importante para a retirada de lixos e lama, já que lixos atraem moscas, que são grandes vilãs perante a saúde dos animais.

Os utensílios limpos e de boa qualidade são de extrema importância para o confinamento, como cocho, curral e bebedouros. É preciso ter conhecimento que o gado não vive só de ração e água, é necessário colocar no orçamento medicamentos como vermífugos e até suplementos. Vacinas também são importantes para a saúde do animal, e o produtor, provavelmente, vai necessitar de mais mão-de-obra, pois sozinho não conseguirá ter o controle.

Se o produtor não tiver conhecimento sobre a raça do animal que irá criar, é necessária a ajuda de engenheiros agrônomos, zootécnicos ou veterinários, para, por exemplo, indicar qual a melhor raça para a região. Investir em uma raça adequada para o tipo de solo e clima, pois são fatores que impactam diretamente no resultado.

Referência:

https://dicas.boisaude.com.br/bovinocultura-de-corte-7-dicas-para-iniciar/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s