O que são as tão faladas DEP’s

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 989 outros assinantes

As DEP’s, diferenças esperadas na progênie, fornecem estimativas sobre o valor genético do animal como progenitor. A diferença das DEP’s de dois animais da mesma raça ou a diferença de um indivíduo com a média de um banco de dados da mesma raça, prevê a diferença de desempenho dos filhos futuros, quando resultado de cruzamento de animais geneticamente parecidos e sobre fatores ambientais parecidos.

A DEP é expressa na unidade de medida da característica avaliada.

Ex: Peso corporal ( Kg); idade ao primeiro parto (dias); GMD (g/dia); Perímetro escrotal (cm); área de olho de lombo (cm²); espessura de gordura (mm).

As DEP’s não podem ser comparadas entre animais de raças diferentes, a não ser que seja para verificar as diferenças entre elas. Os cálculos das DEP’s são complexos, levando em consideração todos os dados conhecidos do animal ( desempenho, ancestrais, parentes ). Além disso o mérito genético dos parceiros são contabilizados, junto ainda os fatores ambientais como nutrição, clima, localização etc.

Ex sobre comparação de DEP’s:

TOUROSDEP Peso ao
nascer
DEP Peso ao
desmame
A+5+20
B+1+10

DEP PESO AO NASCER

A diferença entre a DEP do touro A e B é de 4 kg, já que a unidade da características são essas. Portanto é esperado que o touro A gere bezerros com uma média de 4 kg mais pesados que o B. A DEP tem que ser analisada com cuidado e critério, já que bezerros mais pesados podem ocasionar maiores dificuldades no parto.

DEP FACILIDADE DE PARTO

Esta DEP prevê a facilidade com que os bezerros de um touro nascem em novilhas de primeira cria. As DEP’s de facilidade de parto são relatadas como desvios na porcentagem de nascimentos não assistidos.

DEP DESMAME E PESO AO 1 ANO

DEP de desmame e peso de um ano são indicadores dos genes de crescimento que serão transmitidos de um animal para sua descendência. As DEP’s de peso ao desmame preveem a diferença média no peso ao desmame da progênie de um touro em comparação com a progênie de outro touro. E a do peso ao um ano, a diferença de peso das progênies ao completar um ano.

DEP DE LEITE MATERNO

Ex: Touro A – DEP +10 / Touro B – DEP +5

DEP’s de leite são expressas de maneira ligeiramente diferente das DEP’s de nascimento e crescimento. As DEP’s de leite refletem a capacidade de ordenha das filhas de um animal. Essa diferença na capacidade de ordenha é expressa como quilos adicionais de bezerros desmamados pelas filhas de um touro. Considerando as DEP’s de leite para os touros A e B, esperamos que as filhas do touro A desmame bezerros 5 kg mais pesados do que as filhas do touro B. Essa diferença se deve à produção superior de leite das filhas geradas pelo touro A. As DEP’s de leite são refletidas no peso ao desmame dos netos de um touro.

DEP DE CIRCUNFERÊNCIA ESCROTAL

É expresso em centímetros e prevê diferença no tamanho escrotal que será repassado à progênie. Espera-se que touros com DEP’s de maior circunferência escrotal gerem filhas que atinjam a puberdade mais cedo e, portanto, têm datas de parto mais precoces. A circunferência escrotal também é um indicador da quantidade de sêmen produzido pelos touros.

DEP DE MARMOREIO ( % )

DEP’s de marmoreio refletem diferenças genéticas no potencial de marmoreio passado de um pai para sua prole. Esses valores são expressos como uma pontuação numérica de marmorização. 

As DEP’s estão ai para ajudar os produtores a formar rebanhos com uma maior genética, resultando em maior produtividade e qualidade. Agora antes de escolher um touro garanto que irá pensar e lembrar das famosas DEP’s.

Referências:

  • https://www.pubs.ext.vt.edu/400/400-804/400-804.html

2 respostas

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »