Gene Booroola na Genética de Ovinos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 999 outros assinantes
gene

A ênfase na genética vem ganhando espaço e conquistando cada vez mais a cadeia de produção. Além do mais, esse ramo da ciência possibilita o desenvolvimento de maneira mais viável. Com o melhoramento as propriedades alcançam seus objetivos de forma mais eficiente e ainda garantem qualidade e as exigências do mercado.

Um conjunto de fatores (entre eles a produtividade) permitem o reconhecimento do agronegócio brasileiro. Sendo assim, conta com a ampliação de muitas culturas bem como a criação de ovinos que, segundo o MAPA, teve um crescimento anual de aproximadamente 2,5%.

Leia também: O que são as tão faladas DEP’s

A ovinocultura tem uma enorme importância pois produz leite, carne, lã e couro. Todavia, ainda são notados desafios na produção de ovinos mas que podem ser ajustados. Pensando em produtividade e qualificação dos produtos de origem ovina, iniciou-se os investimentos em melhoramento genético.

A EMBRAPA desenvolveu o gene booroola a partir do rebanho Merino, suas características são justamente conservar animais com maior prolificidade (que permitem melhor desempenho reprodutivo), pois aumenta a quantidade de nascimentos em um parto. Esse gene também é encontrado nas proles, ou seja, os filhotes adquirem essa habilidade. Os rebanhos da EMBRAPA tiveram uma taxa prolifera de 193%.

Acesse também nosso linkedin e nos siga: Zootecnia Brasil

Em 2003 iniciou um programa de introgressão assistida desta mutação em rebanhos comerciais das raças Texel e Corriedale, após 5 gerações de retro cruzamento foi possível introduzir animais portadores do genes no mercado, mesmo com essa adaptação as raças mantém suas características comuns e se destacam.

Alguns produtores de Dorper resolveram investir nesse cruzamento, então inseriram machos da raça Texel e conseguiram resultados expressivos.

Referências:

Embrapa. Gene Booroola no Ciência para Vida.

Pecuária Brasil Assessoria. Aumento da prolificidade na Cabanha Jóia Rara – gene Booroola em rebanho Dorper.

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »