A excepcional Macaúba e a utilização dos seus Subprodutos na Nutrição animal

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 996 outros assinantes

A macaúba é uma palmeira que pode alcançar até 25 metros de altura, nativa e típica do cerrado brasileiro e presente principalmente em Goiás e Minas Gerais, podendo ser encontradas em outras regiões com nomes diferentes como bocaiúva, macaiba, coco-baboso e coco-de-espinho. Os frutos são de extrema importância para a fauna nativa, alimentando araras, macacos, capivaras, cotias, emas etc.

Seu fruto é esférico, liso, possuindo uma coloração marrom-amarelado, sua polpa quando é verde o fruto está imaturo, e amarela quando alcança sua maturidade. Sob a casca(Epicarpo), polpa(Mesocarpo) e o duro endocarpo encontra-se a amêndoa(Albúmen).

O fruto da macaúba tem se mostrado promissor na produção de biodiesel, sendo considerado uma das melhores opções para o mesmo, além da grande rentabilidade, com alto volume de óleo por hectare . O óleo pode ser retirado tanto da polpa quanto da amêndoa, sendo o da polpa mais utilizado para a produção de biodiesel, já que a da amêndoa possui um elevado teor de ácidos graxos insaturados, não apreciado para a produção do mesmo, mas que é bem vindo a nutrição humana. Com isso se obtém a torta da polpa e da amêndoa sendo visadas para a nutrição de bovinos e aves. Entretanto ainda se aproveita o endocarpo na produção de carvão, possuindo um poder calorífico maior que a do eucalipto, e com o tronco sendo utilizado para estacas de cercas, etc – assim tendo um aproveitamento integral da palmeira.

Cada 100g do coco apresenta cerca de 240 calorias e uma composição de vitaminas A, B1, B2, C, Ferro, fósforo, proteína, lipídios e minerais.

A torta da amêndoa é um concentrado-proteico rica em Ômega-3 e Ômega-6 muito indicado para nutrição de aves .

Em geral os subprodutos de frutas possuem fatores antinutricionais que são tóxicos para os animais, e a eliminação desses fatores aumentam os valores dos subprodutos o que inviabiliza o uso, já que a busca por subprodutos é graças ao baixo valor. Com isso a macaúba tem uma enorme vantagem, já que não contém fatores tóxicos, não necessitando assim de um tratamento a mais.

Por fim vale ressaltar um ponto negativo de grande importância, esse ponto diz respeito a criação das palmeiras. A maioria das palmeiras só florescem depois de 4-5 anos, além da difícil germinação para uma grande produção. Contudo selecionamentos genéticos estão sendo realizados para a busca de uma palmeira com maior precocidade.

SE INSCREVA ABAIXO E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS PUBLICAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO…

Referências:

  • REVELLO, C.Z.P. AVALIAÇÃO DO VALOR NUTRICIONAL DE RESÍDUOS DO PROCESSAMENTO DA MACAÚBA (Acrocomia aculeata) E DE SEUS PRODUTOS DE BIOCONVERSÃO. UFGD – DOURADOS, MS, 2014.
  • MOREIRA, J., SOUZA, T. MACAÚBA: OPORTUNIDADES E DESAFIOS. JANEIRO, 2010.
  • RESENDE, A. et al. Qualidade de silagens de cana-de-açúcar e capim-elefante aditivadas com torta de polpa de coco macaúba. REVISTA AGRARIAN, DOURADOS, 2011.

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »