Caprinocultura Brasileira

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes

A caprinocultura é um ramo de grande potencial a ser explorado, contudo, não é muito reconhecido e incentivado quando comparado as outras culturas. Mas de fato esta atividade é de grande importância, pois auxilia na subsistência de famílias, estando muito presente na agricultura familiar.

Grande parte desta atividade está concentrada no nordeste, com pouco mais de 296 mil estabelecimentos e cerca de 7 milhões de cabeças, representando 90% do total do Brasil. Por apresentar clima semiárido, é uma região propícia para o desenvolvimento desses animais, que por sua vez são resistentes e de boa adaptação a condições de climas variáveis.

A carne caprina é uma ótima opção nutritiva, por apresentar baixo teor de colesterol e gorduras, com maciez, suculência e seu sabor característico. Já o leite possui até 20% mais cálcio e até 30% a menos de colesterol quando comparado com o leite bovino. Além disso, o couro pode ser aproveitado na indústria de vestuário e calçados.

Veja: Raça caprina saanen

Grande parte dos produtores relatam a dificuldade em encontrar especializações na área e até mesmo a escassez, em partes, no fornecimento de suprimentos e materiais para o setor. Além disso, a carência no apoio financeiro e a ausência de legislações específicas para auxiliar no comércio entre regiões tem acarretado em grandes desafios.

Devido a baixa disponibilidade de mão de obra especializada e a falta de assistência para atender as exigências do mercado, grande parte dos produtores não conseguem alcançar mercados mais competitivos, consequentemente, o pouco reconhecimento da atividade reduz a atratividade dos consumidores.

Apesar de ainda haver uma produção consideravelmente pequena, este setor vem se desenvolvendo ao longo dos anos e, para que se torne uma alternativa de desenvolvimento econômico e social, é preciso que haja fortalecimento da cadeia produtiva, estabelecendo uma política nacional para o setor que possibilite o desenvolvimento de polos de produção, a fim de atrair novos consumidores no mercado interno e externo.

Referências:

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/27566/1/AAC-Evolucao-da-caprinocultura-brasileira-no-periodo.pdf

https://www.bvs-vet.org.br/vetindex/periodicos/atas-de-saude-ambiental/3-(2015)-2/caprinocultura-desenvolvimento-e-desafios/

https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/censo-agropecuario/censo-agropecuario-2017

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »