Estresse térmico em vacas leiteiras

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 990 outros assinantes

O estresse térmico é um grande desafio para a produção leiteira devido às condições climáticas do nosso país. A zona de conforto das vacas varia de -5 a 22ºC, ou seja, qualquer temperatura fora dessa faixa é um sinal de alerta para os produtores. São vários os transtornos ( leia-se prejuízos!) que o estresse causa nas vacas e no bolso do produtor. Afeta  o consumo dos animais, a produtividade, reprodução, saúde, qualidade do leite, sistema imune, comportamento, etc.

Um dos primeiros sinais de estresse é a redução do consumo de matéria seca, que impacta das seguintes maneiras:

Reduz a produção de leite e sólidos; reduz o tempo de  ruminação; aumenta a contagem de células somáticas no leite; e alguns estudos mostram que a incidência de leite Lina também está relacionada ao conforto térmico.

Devido ao aumento na temperatura corporal, a reprodução também fica comprometida: há redução do tempo de duração e expressão do cio; redução da taxa de fecundação; redução da viabilidade e desenvolvimento embrionário; redução da taxa de prenhez.

O que fazer para minimizar o estresse térmico? Algumas ações simples que reduzem os efeitos estresse são:

Ter áreas com sombreamento natural ou artificial adequado para os animais; ter água de qualidade e em quantidade suficiente para todas as vacas; fazer uso de ventiladores e aspersores nos galpões, sala de espera, sala de ordenha e curral de manejo; optar por fazer procedimentos de manejo nas horas mais frescas do dia; ajustar a alimentação dos animais.

Tem dúvidas sobre este assunto? Deixe nos comentários e siga-nos no Instagram para ficar por dentro das matérias.

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »