Características do Ciclo Estral de Ovelhas

O Ciclo Estral é um conjunto de eventos dentro do intervalo entre uma ovulação e outra, e é diferente do ciclo menstrual que ocorre nos Homo sapiens.

O Ciclo Estral é dividido em fase folicular (proestro e estro) e na fase lútea (metaestro e diestro). Os eventos que ocorrem nesse tempo são controlados a vigor pelo hipotálamo com a liberação do hormônio GnRH que vai estimular a adeno hipófise a produzir e liberar as gonadotrofinas FSH e LH, além desses hormônios, progesterona e estrogênio são fundamentais para tais eventos.

A duração do ciclo estral de ovelhas é de 17 dias podendo variar pela raça, idade ou estresse ambiental. O estro das ovelhas, em geral, tem uma duração de 30 a 48 horas e pode ser afetado por tais fatores. O Cio coincide com o estro , e em borregas pode ser mais curto podendo durar 10 horas.

Fases do ciclo estral.

As ovelhas são sazonais poliéstricas , ou seja, em certo período do ano elas não irão ciclar, porém isso só é pertinente nas regiões temperadas do planeta devido o clima e fotoperíodo. Esse período afetado pela sazonalidade é chamado de anestro sazonal, fêmeas em lactação dificilmente ciclam, isso porque o anestro lactacional coincide com o sazonal.

Conhecer o ciclo estral ajuda nos manejos reprodutivos, como flushing, sincronização e indução de cio, monta dirigida e desmame precoce.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s