Características do Ciclo Estral de Ovelhas

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 989 outros assinantes

O Ciclo Estral é um conjunto de eventos dentro do intervalo entre uma ovulação e outra, e é diferente do ciclo menstrual que ocorre nos Homo sapiens.

O Ciclo Estral é dividido em fase folicular (proestro e estro) e na fase lútea (metaestro e diestro). Os eventos que ocorrem nesse tempo são controlados a vigor pelo hipotálamo com a liberação do hormônio GnRH que vai estimular a adeno hipófise a produzir e liberar as gonadotrofinas FSH e LH, além desses hormônios, progesterona e estrogênio são fundamentais para tais eventos.

A duração do ciclo estral de ovelhas é de 17 dias podendo variar pela raça, idade ou estresse ambiental. O estro das ovelhas, em geral, tem uma duração de 30 a 48 horas e pode ser afetado por tais fatores. O Cio coincide com o estro , e em borregas pode ser mais curto podendo durar 10 horas.

Fases do ciclo estral.

As ovelhas são sazonais poliéstricas , ou seja, em certo período do ano elas não irão ciclar, porém isso só é pertinente nas regiões temperadas do planeta devido o clima e fotoperíodo. Esse período afetado pela sazonalidade é chamado de anestro sazonal, fêmeas em lactação dificilmente ciclam, isso porque o anestro lactacional coincide com o sazonal.

Conhecer o ciclo estral ajuda nos manejos reprodutivos, como flushing, sincronização e indução de cio, monta dirigida e desmame precoce.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »