O rúmen é um compartimento do estômago que pode ser definido como uma câmara de fermentação habitada por microrganismos, sendo os principais as bactérias, protozoários e fungos, que mantem uma relação benéfica denominada de simbiose mutualística.
Esses microrganismos anaeróbicos, degradam carboidratos, proteínas e nitrogênio não proteico, e em consequência ocorre a produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), proteína microbiana e a produção de diversas vitaminas, exceto as vitaminas A e D.
Mas porque devo saber sobre esses microrganismos? Qual a importância disso para minha produção?
A resposta é simples, uma pequena alteração no funcionamento normal da flora ruminal pode ter resultados enormes na produção animal, sejam positivos ou negativos, isso porque esse equilíbrio afeta diretamente a disponibilidade de nutrientes e a saúde do mesmo. E quanto mais se sabe sobre o funcionamento do rúmen e de seus microrganismos, mais podemos saber sobre a degradabilidade e digestibilidade das fibras, principalmente no Brasil que possui uma diversa gama de gramíneas forrageiras, e ainda é o principal e mais barato alimento da pecuária.
Essa é apenas uma introdução sobre a microbiota ruminal, logo farei publicações falando sobre cada microrganismo do rúmen…
Então inscreva-se adicionando seu email abaixo.
Uma resposta