A eficiência da utilização das pastagens se baseia no manejo correto do pasto, seja pelo monitoramento da produtividade e/ou das alturas de pré e pós-pastejo, que auxiliam no manejo do pastejo, garantindo bons índices produtivos.
Contudo, o monitoramento dessas variáveis a campo são bastante complexas e demandam tempo. O erro de estimação da produção ou das alturas de pastejo, podem resultar em queda na produção animal e na perenidade do pasto.
Com o desenvolvimento tecnológico dos últimos anos, a utilização de veículos aéreos não tripulados (Drones) representa uma alternativa atraente. O mapeamento por Drone se baseia na utilização de imagens via sensoriamento remoto, avaliando a produtividade com base em técnicas espectrais. A utilização dessas imagens visam avaliar a resposta fotossintética da vegetação retratando assim sua produtividade, ou seja, utilizam imagens de índice de vegetação, que se baseiam na relação entre à absorção e reflexão da radiação visível (400 a 700 nm) e infravermelho (700 a 1000 nm), indicando a quantidade de vegetação verde presente na área.
Se inscreva no blog para receber mais publicações.