Utilização de drones no monitoramento de pastagens

A eficiência da utilização das pastagens se baseia no manejo correto do pasto, seja pelo monitoramento da produtividade e/ou das alturas de pré e pós-pastejo, que auxiliam no manejo do pastejo, garantindo bons índices produtivos.

Contudo, o monitoramento dessas variáveis a campo são bastante complexas e demandam tempo. O erro de estimação da produção ou das alturas de pastejo, podem resultar em queda na produção animal e na perenidade do pasto.

Com o desenvolvimento tecnológico dos últimos anos, a utilização de veículos aéreos não tripulados (Drones) representa uma alternativa atraente. O mapeamento por Drone se baseia na utilização de imagens via sensoriamento remoto, avaliando a produtividade com base em técnicas espectrais. A utilização dessas imagens visam avaliar a resposta fotossintética da vegetação retratando assim sua produtividade, ou seja, utilizam imagens de índice de vegetação, que se baseiam na relação entre à absorção e reflexão da radiação visível (400 a 700 nm) e infravermelho (700 a 1000 nm), indicando a quantidade de vegetação verde presente na área.

Se inscreva no blog para receber mais publicações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s