Quando se fala em “qualidade de pintinhos”, é possível se referir aos mais diversos aspectos que vão desde características físicas das aves (visíveis) a outros importantes fatores como os status imune e nutricional, até a presença de infecções ou distúrbios fisiológicos. Levando em consideração que o sucesso do desempenho zootécnico de um lote de frangos de corte é fortemente dependente da qualidade dos pintinhos alojados, reconhecer a qualidade dos pintinhos de 1 dia é essencial para que se alcancem bons índices produtivos. Uma boa escolha do lote acarreta na seleção de animais que atendem a padrões de qualidade e apresentarão boas respostas zootécnicas ao longo do ciclo de produção.
Garantindo qualidade ainda no incubatório
Acontecimentos na primeira semana de vida dos pintinhos, um dos períodos mais delicados do ciclo de vida, geralmente ainda estão relacionados às condições do incubatório. Ao incubatório e à granja cabem os fatores iniciais que garantem a qualidade do pintinho, incluindo as características do ovo incubado, as condições de incubação e o manejo realizado entre o nascimento dos pintinhos e seu alojamento.
Ainda na granja, pré-postura, deve-se considerar importantes características como a linhagem, a idade das fêmeas, o tempo de armazenamento dos ovos incubáveis, o transporte dos ovos, temperatura, clima, dentre outros fatores externos. No incubatório, a má regulagem das incubadoras (temperatura, umidade, duração da incubação) ainda é o fator externo que mais influencia na qualidade dos pintinhos.
Leia também: Manejo e incubação de ovos férteis
De acordo com pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves, pintinhos de qualidade devem se apresentar limpos e secos, com olhos brilhantes e alertas, demonstrando-se interessados pelo ambiente externo. Além disso, devem responder ao estímulo auditivo, não apresentar deformidades, umbigo limpo e cicatrizado, sem presença de saco vitelino ou membranas ao redor. Os bicos devem ser retos e firmes, apresentando conformação normal, além disso os pintinhos devem possuir um corpo firme ao toque, sem sinais de ofegação ou estresse respiratório.
Avaliando a qualidade dos pintinhos
Os incubatórios processam centenas de pintinhos por dia, caracterizando-se o processo como uma operação em massa. Para facilitar a administração no incubatório, adotam-se algumas práticas como a divisão dos pintinhos em subgrupos a partir de características como lote, idade do lote, tempo de armazenamento dos ovos, dentre outros. Dessa forma, considerando o alto volume de ovos férteis processados, um sistema de avaliação da qualidade dos pintinhos deve ser rápido, fácil, abrangente e padronizado, possibilitando comparações e a expressão em números da qualidade dos pintinhos nascidos.
Diferentes técnicas que buscam relacionar a qualidade dos pintinhos com o desempenho zootécnico vêm sendo divulgadas. Algumas dessas técnicas são o escore visual, peso do pintinho ao nascer, Sistema Pasgar, comprimento do pintinho, distribuição na bandeja, dentre outros.
Escore e avaliação visual
O escore visual atribui notas aos pintinhos, avaliando características como a presença de deformidades, sua respiração e movimentação, resposta a estímulos, dentre outros. Deve ser realizada logo após a eclosão dos pintinhos e a uma quantidade mínima de luz, de maneira a causar o menor estímulo visual possível. Trata-se de uma avaliação bastante subjetiva, porém é rápida e bastante praticada nos incubatórios. Contudo, devido a subjetividade, não se apresenta como um bom indicador de mortalidade precoce ou qualidade de pintinhos.
Peso ao nascer
Investiga-se que o peso dos pintinhos aos 7 dias poderia se apresentar como um bom indicador do peso final dos frangos de corte. Contudo, não foram comprovadas relações entre o peso do pintinho ao nascer e o peso aos 7 dias de idade. Ainda assim, pintinhos que não apresentam baixo peso ao nascimento tendem a apresentar menor mortalidade e maior peso ao abate. Pintinhos que apresentam peso muito abaixo do recomendado ao nascimento para a linhagem tendem a ser descartados devido a perda de pontos na avaliação da qualidade.
Sistema Pasgar
O Sistema Pasgar se baseia na avaliação dos reflexos dos pintinhos, a cicatrização do umbigo, qualidade das pernas e do bico e presença de anomalias da gema (resíduos). Nessa avaliação são atribuídas notas para cada característica avaliada. Avaliando o reflexo dos animais, um pintinho forte e com boa formação se apruma em 3 segundos ao ser colocado em uma superfície plana e não escorregadia. Seus reflexos são um bom indicativo de suas condições gerais.
Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil
O umbigo dos pintinhos deve estar bem fechado e ser invisível, apresentando-se seco e da mesma cor da pele da barriga, sem ser áspero ao toque. Umbigos úmidos ou com vestígios de sangue não são desejáveis, sendo atribuída uma nota negativa.
Lesões nas juntas e nas pernas, ou juntas vermelhas, podem estar relacionadas a baixa umidade no processo de incubação e lesões devido a força para romper a casca do ovo. Um bico sujo pode estar relacionado a distúrbios metabólicos. As narinas devem ser avaliadas, devendo as mesmas estar limpas e sem sangramentos. Sangramentos nas narinas podem estar relacionados a superaquecimento durante o processo de incubação.
Referências:
AVI NEWS BRASIL. Incubação. O que é boa qualidade de pintinhos?, 2021. Disponível em: https://avicultura.info/pt-br/qualidade-de-pintinho/. Acesso em: 27 jan. 2022.
AVI NEWS BRASIL. Incubação. Avaliação da qualidade dos pintinhos segundo atividade & comportamento, 2018. Disponível em: https://avicultura.info/pt-br/avaliacao-da-pintinhos/. Acesso em: 27 jan. 2022.
PETERSIME. Petersime Incubadoras e Incubatórios. Avaliação da qualidade de pintinhos e otimização da incubação, 2022. Disponível em: petersime.com/departamento-de-desenvolvimento-do-incubatorio/avaliacaeo-da-qualidade-de-pintinhos-e-otimizacaeo-da-incubacaeo-2/. Acesso em: 27 jan. 2022.
PASREFORM. Qualidade do pinto. Avaliando a qualidade do pintinho, 2020. Disponível em: https://www.pasreform.com/pt/knowledge/149/avaliando-a-qualidade-do-pintinho. Acesso em: 27 jan. 2022.