A obesidade se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e pode trazer problemas secundários para o animal, limitando a longevidade e a qualidade de vida dos nossos pets. No que se refere a doenças nutricionais, a obesidade aparece em primeiro lugar, como sendo a doença nutricional mais comum em cães e gatos.
Existem duas causas para o surgimento da obesidade: as causas naturais e as causas adquiridas.
Dentre as consideradas naturais, podemos citar:
- Fatores genéticos
- Raça do animal
- Idade
- Alterações hormonais
Em relação as causas adquiridas, podemos citar:
- Sedentarismo
- Castração
- Consumo irresponsável de alimento
Leia também: Plantas tóxicas para pets
A manutenção do peso corporal ideal é um fator determinante para a manutenção da saúde e bem-estar dos cães e gatos. Um dos fatores que não deve ser esquecido é a importância do tutor na rotina do seu pet.
Além disso, outra variável que não pode ser deixada de lado, é o espaço físico disponível para esses animais, pois o ambiente em que o animal vive pode interferir diretamente nos seus hábitos comportamentais e nutricionais, favorecendo a ocorrência da obesidade.
Portanto, pode-se dizer que a oferta de uma alimentação saudável e equilibrada, aliada a prática de exercícios físicos para reduzir o sedentarismo, é de grande importância para auxiliar na manutenção ou na perda de peso de maneira saudável e sem riscos para a saúde do seu pet.
Para saber mais sobre a Zootecnia no mundo pet, siga meu Instagram: @zoopetnia
Uma resposta