Aumento da frequência de ordenha é sempre indicado?

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes
frequencia de ordenha

Geralmente, os produtores de leite têm pouca margem de lucro para cada litro de leite produzido – tendo em vista que muitas vezes é difícil identificar seus gargalos de custos e, em seguida, reduzi-los. Assim, o que se busca é aumentar o volume de produção na tentativa de aumentar a lucratividade. Dessa forma, alternativas de manejo tornam isso possível sem grandes investimentos, um dos quais é aumentar a frequência de ordenha.

Segundo Dahl (2005) conforme citado por Marcondes et al., (2019) vacas ordenhadas duas vezes por dia, ao invés de uma, produzem cerca de 25% a mais de leite. Assim, a prática mais comumente utilizada tem sido o aumento da frequência de ordenha de duas vezes para três vezes ao dia.

Leia também: Tipos de ordenha

Então, vacas que são ordenhadas três vezes ao dia produzem cerca de 15% a mais de leite que as ordenhadas duas vezes ao dia. Contudo, é preciso lembrar que para adotar a terceira ordenha a vaca precisa apresentar potencial genético para produção mais elevado, em torno de 30-35 litros/vaca/dia.

Nesse sentido, com o aumento da frequência de ordenha o principal resultado observado é aumento na produção de leite.  

Além disso, outros efeitos devem ser observados e uma questão pertinente a ser observada é a associação positiva entre o aumento da frequência de ordenha com a contagem de células somáticas (CCS) do leite (SMITH et al., 2002 apud MARCONDES et al.,2019).

Quando aumentar a frequência de ordenha?

Antes de tudo, a frequência de ordenha é uma escolha individual. De acordo com Silva e Veloso (2009) conforme citado por Marcondes et al. (2019), a recomendação da segunda ordenha é voltada para propriedades que possuem vacas com produção superior a 10 Kg/dia, em média. Em contrapartida, a terceira ordenha é recomendada para propriedades com produção superior a 30 Kg/dia/vaca, ou seja, rebanhos que possuem alto potencial genético.

Por outro lado, a decisão de implementar a terceira ordenha ou não deve levar em consideração os custos adicionais que surgirão, ou seja, o impacto econômico deverá ser avaliado.

Assim, deve-se ponderar se o aumento da produção de leite cobrirá os custos adicionais que aparecerão com o aumento da frequência de ordenha. Portanto, são os custos relacionados com energia elétrica, aumento no consumo de alimentos, materiais e medicamentos para pré e pós dipping, material de limpeza, mão de obra, dentre outros custos.

Considerações finais

Por fim, antes da adotar a segunda ou terceira ordenha, o produtor deve considerar o custo adicional dessa implementação, assim como estimar o retorno financeiro/econômico. Assim, com o aumento da frequência de ordenha e o aumento da produção de leite acarretará também o aumento no custo alimentar, energia elétrica, mão de obra, etc.  

Outros fatores importantes a serem considerados são o tamanho e a saúde do rebanho, bem como o preço pago pelo leite.

Acesse nosso linkedin: Zootecnia Brasil

Referências:

MARCONDES, M. I.; ROTTA, P. P.; PEREIRA, B. de M. Nutrição e Manejo de Vacas Leiteiras. 1. ed. Viçosa-MG: UFV, 2019. v. 1. 236 p.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »