Saiba o que ocasiona a degradação de pastagens

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes
degradação de pastagens
Fonte: Projeto ABC Capacitação

A maioria das pessoas se enganam quando acreditam que no Brasil predominam pastagens em boas condições, com um pasto bem formado, sem área de solos descobertos ou sem a presença de cupinzeiros. Ao contrário disso, cerca de 80% das áreas estão degradadas ou em estágio de degradação, necessitando de recuperação ou renovação.

Um pasto degradado se caracteriza a partir do processo evolutivo de perda de vigor, produtividade, capacidade de recuperação natural, para sustentar níveis de produção e qualidade, exigida pelos animais. Além da incapacidade de superar efeitos nocivos de pragas e invasoras, culminando com a degradação avançada dos recursos naturais, em razão de manejos inadequados.

Algumas das causas que podem acarretar a degradação, são solos mal preparados para cultivares, sementes de baixa qualidade, uma semeadura em época inadequada, ausência de adubação de manutenção, uso de fogo com a intensão de “limpar” o espaço, taxa de lotação e período de descanso inadequado, ataque de pragas e invasoras, excesso ou escassez de chuvas, baixa fertilidade, drenagem deficiente e muitas outras causas.

Então, como somos considerados o grande produtor mundial, com pastos assim?

Por termos uma grande área cultivável focada na produção, ou seja, poucas áreas estão em bom estado e produzem muito, mas as áreas que não produzem o seu máximo, ainda assim não deixam de produzir, e no final, a junção das pequenas quantidades contribuem para manter a alta produção do país.

Tem relação com a emissão de gases do efeito estufa?

Sim! As pastagens tem ligação direta com a pecuária, pois são a principal fonte de alimento dos bovinos, com isso a pecuária é responsável pela emissão de grandes quantidades de gases do efeito estufa (GEE), especialmente óxido nitroso (N2O), dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4).

Leia também: Minhocas – Bioindicadores

  • N2O: Através da urina, da adubação nitrogenada e da calagem.
  • CO2: Nas práticas que reduzem a MO (matéria orgânica) do solo, como queimadas, super manejo e revolvimento do solo.
  • CH4: Em processos fermentativos do alimento no rúmen, embora a maioria das pessoas acham que a maior quantidade de metano solta pelo gado é através da flatulência (o popularmente conhecido, pum), na realidade é pela eructação (o popularmente conhecido, arroto).

Pastagens bem manejadas apresentam elevado potencial de acúmulo de carbono no solo, capazes de armazenar esse elemento em quantidades superiores à florestas nativas. Possuem um papel importante em mitigar os GEE, embora quando os cálculos sobre pastos mal manejados são realizados, essa informação não é considerada. Ou seja, calculam-se as emissões de GEE para integrar dados negativos, mas não calculam a quantidade de CO2 sequestrados em pastos bem manejados.

Com isso, a fim de reverter a situação dos pastos degradados, a recuperação dos mesmos vem sendo considerada estratégia global para aumentar o sequestro de carbono.

Referências:

Conhecimento adquirido durante as aulas de Forragicultura Geral (2020.1) na Universidade Federal de Sergipe – UFS.

Redes sociais:

Para mais conteúdos como este, siga o Zootecnia Brasil https://www.instagram.com/zootecnia_brazil/ e eu, Daniella Barauna https://www.instagram.com/danibarauna_ no Instagram!

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »