Minhocas: bioindicadores

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 994 outros assinantes

A fertilidade do solo só pode ser mantida se a qualidade estiver garantida. No solo há inúmeros componentes que auxiliam nessa estruturação, dessa forma é indispensável relacionar a minhoca.

 As minhocas escavam galerias no solo (um arado natural segundo Aristóteles), facilitando a infiltração da água, penetração das raízes e aeração do solo, elas reciclam a matéria orgânica e expelem boa parte do que ingerem em forma de húmus, ajudam no controle da toxidade do solo.

 A presença do anelídeo é uma função das condições edáficas, são animais sensíveis que reagem a mudanças naturais ou antrópicas. Através dos túneis as minhocas transformam as características físicas, químicas e biológicas.

O potencial produtivo e a qualidade do solo pode ser indicado por via das minhocas, elas formas estruturas biogênicas (coprólitos) constituídas de agregados altamente estáveis que garantem boa porosidade ao solo, normalmente resulta na resistência à degradação.

As minhocas podem referenciar a contaminação do solo quando os insumos externos são usados de forma incorreta, além disso, sua atividade pode levar ao aumento ou diminuição na população de diversos organismos no solo, incluindo representantes da macro, meso e micro – fauna. 

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »