A princípio, os tamponantes são substâncias químicas ou biológicas adicionadas na alimentação, eles possuem a função de regular o pH do rúmen. Além disso, eles podem fornecer um aumento na produção e consumo de MS (matéria seca).
O uso destes aditivos são necessários quando a alimentação do animal é pouco fibrosa, como consequência há uma baixa salivação, sendo assim, o sistema digestivo fica mais ácido, o que necessita do incremento de certas substâncias. Em síntese eles exercem a função da saliva.
Primeiramente, para se determinar o uso do tamponante ideal, é preciso analisar o pH (deve ser próximo do pH do rúmen fisiológico, de 5.5 a 7), se ele é solúvel em água e seu pKa (que mede a força de um ácido).
Leia também: Manejos Nutricional em bovinos de leite
Substâncias tamponantes
Bicarbonato de Sódio- Tem a função de aumentar 1,0 kg/dia de leite. Pode-se adicionar em média 150 g/dia.
Óxido de Magnésio- Aumenta a gordura no leite e eleva o pH. Usa-se em média 70 g/dia.
Sequiscarbonato de Sódio- Sendo um mixer de bicarbonato de sódio com carbonato de sódio, ele atua como um agente alcalinizante. Sendo assim, seu uso pode ser em torno de 230 g/dia.
Carbonato de Cálcio- É recomendável em torno de 180 g/dia, sendo que ele possui a função de aumentar o pH fecal (dietas ricas em amido), aumenta a digestão intestinal.
Utilização de Tamponantes: Custo- Benefício
- Início de lactação.
- Em dietas com <19% em fibras (como por exemplo em silagens de milho)
- Dietas ricas em carboidratos rapidamente fermentáveis e com pH baixo
- Vacas em confinamento.
Em síntese, é importante salientar que algumas formulações de concentrado possuem uma parcela de tamponante, no entanto, é necessário analisar e reformular o concentrado, caso necessário, visto que sua presença pode não estar sendo o suficiente.
http://periodicos.unifil.br/index.php/Unifil