A formação e o estabelecimento de pastagens é a fase do empreendimento que inclui o planejamento da exploração pecuária, com isso deve-se escolher uma espécie com base no objetivo da exploração, de acordo com a adaptação da planta às condições do solo (fertilidade, textura, e relevo, por exemplo), o clima (relacionando sombreamento, inundações periódicas, secas ou geadas), o desempenho da planta e o esperado por animal, seja ele de corte ou não, e diversos outros aspectos.
No início é importante realizar a amostragem e analisar o solo para corrigi-lo posteriormente, pois uma mesma área pode ter diferentes tipos e fertilidades. Gramíneas de clima tropical, por exemplo, tendem a ter maior tolerância à acidez, mesmo assim é necessária a correção de pH, pois fornece Cálcio (Ca) e Magnésio (Mg), estimula atividade microbiana, diminui a fixação de Fósforo (P) e aumenta a capacidade de troca catiônica (CTC) do solo.
Além disso, pensando em estabelecer uma pastagem por sementes, leva-se em consideração o método de distribuição. A lanço há uma grande capacidade operacional, porém é altamente dependente das condições ambientais, necessita de uma maior taxa de semeadura e a semente tem menor contato com o solo, demorando mais seu estabelecimento no solo. Já distribuindo por sulcos, a uniformidade da semeadura junto com a soma da semente, do adubo e da compactação, aumentam o contato com o solo, por isso é o método mais preferível de distribuição.
Dado o exposto, existem alguns fatores que podem comprometer o plantio, como uma semeadura muito profunda (ou ao contrário, um enterro superficial que não permite um bom contato solo-semente), plantar em um solo muito úmido de início, mas que depois passa por um longo período de sol, ataques de insetos (lagartas, gafanhotos, cupins e formigas), e também ataques de aves e roedores.
Valor cultural (VC)
Relacionado a qualidade das sementes, o cálculo em percentagem para mensurar a quantidade que germinará em condições normais de umidade, temperatura e oxigênio é chamado de valor cultural (VC):
Referências:
Conhecimento adquirido durante as aulas de Forragicultura Geral (2020.1) na Universidade Federal de Sergipe – UFS.
Redes sociais:
Para mais conteúdos como este, siga o Zootecnia Brasil https://www.instagram.com/zootecnia_brazil/ e eu, Daniella Barauna https://www.instagram.com/danibarauna_ no Instagram!
Uma resposta