O tipo e a qualidade do ovo é definido pelo tipo de sistema que o animal vive e também diz respeito sobre sua alimentação.
Os ovos caipiras são produzidos por galinhas que se encontram em sistema de semi-confinamento, com acesso ao aviário e a uma área aberta, onde possuem uma alimentação natural baseada em verduras e milho, que contém carotenóides – os responsáveis pelo pigmento alaranjado da gema.
O sistema de produção de ovos orgânicos é semelhante ao dos ovos caipiras, o que difere um do outro é que nos orgânicos as galinhas não podem se alimentar de transgênicos ou insumos que possuem algum químico, onde a produção deve ser 100% orgânica.
Ovos de Granja ou industrial são produzidos por galinhas com melhoramento genético – elas podem se alimentar de transgênicos, vivem em sistema de confinamento, onde podem sofrer o processo de debicagem para aumentar a ingestão de alimento e evitar problemas de brigas ou que se tornem carnívoras. Há um maior controle de produção e alimentação destes animais.
Ovos Cage Free são produzidos por galinhas em um sistema de semi-confinamento, onde também possuem uma dieta balanceada mas tem espaço e poleiros para expressar seu comportamento natural, não há uso de gaiolas.
O fato do ovo ser marrom, branco ou azul não determina se é caipira ou orgânico, por exemplo, e também não influencia o valor nutricional. Além disso, a cor da casca é basicamente determinada por fatores genéticos da galinha, brancas botam ovos brancos, marrons botam ovos marrom.
Referências:
https://g1.globo.com/