Tipos de ovos e o que diferem um do outro

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 999 outros assinantes

O tipo e a qualidade do ovo é definido pelo tipo de sistema que o animal vive e também diz respeito sobre sua alimentação.

Os ovos caipiras são produzidos por galinhas que se encontram em sistema de semi-confinamento, com acesso ao aviário e a uma área aberta, onde possuem uma  alimentação natural baseada em  verduras e milho, que contém carotenóides – os responsáveis pelo pigmento alaranjado da gema.

O sistema de produção de ovos orgânicos é semelhante ao dos ovos caipiras, o que difere um do outro é que nos orgânicos as galinhas  não podem se alimentar de transgênicos ou insumos que possuem algum químico, onde a  produção deve ser 100% orgânica.

Ovos de Granja ou industrial são produzidos por galinhas com melhoramento genético – elas podem se alimentar de transgênicos, vivem em sistema de confinamento, onde podem sofrer o processo de debicagem para aumentar a ingestão de alimento e evitar problemas de brigas ou que  se tornem carnívoras. Há um maior controle de produção e alimentação destes animais.

Ovos Cage Free são produzidos por galinhas em um sistema de semi-confinamento, onde também possuem uma dieta balanceada mas tem espaço e poleiros para expressar seu comportamento natural, não há uso de gaiolas.

O fato do ovo ser marrom, branco ou azul não determina se é caipira ou orgânico, por exemplo, e também não influencia o valor nutricional. Além disso, a cor da casca é basicamente determinada por fatores genéticos da galinha, brancas botam ovos brancos, marrons botam ovos marrom.

Referências:

https://g1.globo.com/

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »