Brinco Bovino – Importância da Rastreabilidade na Produção

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes

Nos últimos anos, a segurança alimentar vem ganhando cada vez mais notoriedade na produção e comercialização de alimentos, isso se dá principalmente devido à necessidade de se rastrear as informações relacionadas aos alimentos, para se conquistar a confiança e fidelidade dos consumidores e aumentar a competitividade para o agronegócio brasileiro, expandindo as possibilidades de exportação. Além disso, os consumidores buscam cada vez mais informações sobre a origem dos produtos consumidos e sobre as condições de vida dos animais (HARRAS, J. M., 2023).

Logo, a rastreabilidade é definida por Cócaro e Jesus (2007), como a capacidade de recuperar o histórico, a utilização ou localização de um produto mediante identificações registradas. A possibilidade de acompanhar a trajetória de um produto principalmente de origem animal e identificar a sua procedência não só reforça a credibilidade dos produtos, mas também permite rápidas tomadas de decisões emergenciais, como surtos de doenças como a encefalopatia espongiforme bovina (BSE – Bovine Spongiform Encephalopathy) ou doença da vaca louca.

O Brasil, segundo dados da ABIEC de 2023, manteve sua posição como maior exportador de carne bovina do mundo, com um total de 2,29 milhões de toneladas exportadas, representando 1,15% a mais em relação ao ano de 2022. Dessa forma, a implementação de sistemas de rastreabilidade fortalece não apenas a segurança alimentar, mas também a competitividade e a reputação do Brasil como líder na exportação de carne bovina.

Diversos métodos de rastreabilidade podem ser utilizados, mas atualmente, o método mais difundido no Brasil é a identificação individual na orelha dos animais, popularmente conhecido como brinco. Tal pratica é bem tradicional e consiste na aplicação de brincos, os quais geralmente são fabricados em plástico e contem informações como: número de identificação, data do nascimento, número da mãe ou outra informação relevante para o produtor.  

Exemplo de brincos para bovinos

Fonte: (RURALCENTER, 2024)

Fonte: (RURALCENTER, 2024)

Este sistema de identificação oferece uma maneira eficiente de monitorar e rastrear individualmente os bovinos ao longo de sua vida na fazenda, uma vez que possibilita a geração de dados como origem, procedência, histórico de vacinação e outras informações relevantes. Tais informações são essenciais para garantir a qualidade e a segurança dos produtos de origem animal, além de facilitar a gestão do rebanho e o controle de doenças.

Leia também: “Vaca empazinada”, “Vaca estufada” ou “Vaca Cheia”? – Conheça o timpanismo!

No entanto, apesar de ser um método simples e de baixo custo, a utilização dos brincos enfrenta alguns gargalos, como a perda ou danificação dos mesmos. Além disso, a aplicação e leitura manual do brinco ao decorrer dos manejos pode ser um tanto trabalhosa, especialmente em grandes rebanhos, além de estar sujeito a erros humanos. Contudo, esta pratica continua sendo a mais difundida devido a sua acessibilidade e eficácia no geral.

Para superar algumas das limitações associadas a este método, estão sendo desenvolvidas tecnologias alternativas, como a identificação por microchips implantados sob a pele dos animais, oferecendo maior precisão e durabilidade na rastreabilidade individual.

A implementação de sistemas de rastreabilidade é crucial para garantir a segurança alimentar qualidade dos produtos perante ao mercado consumidor, fortalecendo assim, a competitividade do agronegócio brasileiro, especialmente na cadeia produtiva de carne bovina. A aprimoração dos métodos de identificação individual dos animais é essencial para que o setor agropecuário continue dando prosseguimento ao atendimento de demandas cada  vez mais exigentes dos consumidores que buscam transparência sobre a origem dos alimentos que consomem.   

Referências

CÓCARO, H; JESUS, J. C. dos S. Impactos da implantação da rastreabilidade bovina em empresas rurais informatizadas: estudos de caso. Jistem Journal of Information Systems and Technology Management, v. 4, n. 3, p. 353–374, 1 jan. 2007.

Exportações – ABIEC. Disponível em: abiec.com.br/exportacoes. Acesso em: 21 fev. 2024.

HARRAS, J. M. O Impacto Da Rastreabilidade Animal Na Comercialização Da Carne Bovina. TCC (Trabalho De Conclusão De Curso)- Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul, 2023.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »