3 alimentos alternativos para o seu confinamento

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes

A nutrição pode representar mais de 70% do custo total de produção. Dentro da composição da dieta total, milho e farelo de soja representam a maior parte, e isso se deve a grande disponibilidade de milho e derivados da soja na região Centro-sul do país. O confinamento é uma atividade que exige profissionalismo e cuidado, pois muitas das vezes o lucro se dá através de centavos economizados. Deste modo, a busca por alimentos alternativos é uma tendência que já é observada há algum tempo. A seguir, ranqueamos 3 alimentos alternativos que você pode incluir na dieta dos seus animais, caso haja disponibilidade e preço viável.

Leia também: DDGS: o melhor suplemento pronto para época de seca!

Polpa Cítrica

alimentos alternativos

A polpa cítrica é um ingrediente energético obtido a partir do processamento de frutas cítricas, essa fonte alimentar é rica em fibras, energia e minerais, contribuindo para o equilíbrio da dieta dos bovinos. Sua utilização proporciona uma alternativa sustentável, aproveitando subprodutos da indústria de sucos e reduzindo o impacto ambiental. Além disso, a polpa cítrica auxilia na prevenção de distúrbios metabólicos e melhora o desempenho dos animais em confinamento. A inclusão desse alimento na dieta bovina confinada representa uma estratégia viável para promover a eficiência produtiva, atendendo às demandas nutricionais dos animais e otimizando a gestão dos recursos na pecuária. Apresenta cerca de ± 7% PB, ± 73% NDT, ± 26% FDN e ± 1,8% Ca.

Farelo de amendoim

alimentos alternativos

O farelo de amendoim é um coproduto proteico da indústria de extração de óleo. Em determinados cenários e estratégias, o farelo de amendoim pode substituir o farelo de soja. Mas é preciso salientar que, o farelo de amendoim possui uma maior degradabilidade ruminal que o de soja, portanto, atente-se a relação PDR/PNDR da sua dieta. Assim como os demais coprodutos, o farelo de amendoim ofertado aos bovinos é uma alternativa sustentável para a destinação desses resíduos. Nesse ponto, vale ressaltar a importância da bovinocultura no cenário da sustentabilidade, transformando coprodutos sem grandes valores nutricionais para os humanos em proteína de alta qualidade. O estado de SP se destaca na produção de amendoim, portanto, há uma maior oferta do farelo. Nutricionalmente possui cerca de 56% PB, 66-80% NDT e ± 13% FDN.

Caroço de algodão

alimentos alternativos

Coproduto da indústria textil, é um alimento versátil, sendo rico em proteína, lipídios e fibra. Com tais atributos, o caroço de algodão pode ser utilizado para substituir parcialmente fontes proteicas e volumosos. Embora seja um ingrediente com uma qualidade notável, seu uso exige cuidados elevados, uma vez que seu alto teor de lipídios pode levar a redução da atividade microbiana no rúmen e redução do consumo. Além disso, apresenta um composto antinutricional chamado gossipol, responsável por problemas reprodutivos e no trasnporte de oxigênio pelo sangue. Possui ± 22% PB, ± 81% NDT, ± 45% FDN e ± 20% EE. Quanto a produção de algodão, o Centro-Oeste detém mais de 70%, sendo o Mato Grosso o principal produtor, seguido pelo estado da Bahia.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »