O que devemos saber sobre a adubação de pastagens

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.045 outros assinantes

A produção animal em sistemas extensivos ou semiextensivos, que utilizam como base da alimentação a pastagem, é um dos mais utilizados no país. Forragens de diferentes cultivares, características e qualidade são disponibilizadas para o pastejo pelos animais ruminantes.

Sabemos que a forragem possui um ciclo produtivo, e que este deve ser conhecido e bem manejado quando o objetivo é atingir produções de excelência. Usualmente, forrageiras tropicais apresentam ciclos que duram, em média, 21 a 27 dias, sendo necessário adotar todas as medidas de manejo e condução do pasto nesta janela de tempo.

Leia também: Efeitos associativos na suplementação de bovinos a pasto

A qualidade e produtividade de uma pastagem não são determinadas apenas pela sua altura (em cm de pasto), são diversos os fatores que indicam se determinada planta é de superior qualidade nutricional – o pastejo é um destes.

Durante o manejo de pastagens é comum nos depararmos com diferentes termos técnicos, a exemplo de massa de forragem (MS ha-¹), taxa de acúmulo de matéria seca (MS ha-¹), número de perfilhos aéreos e basais ou ainda taxa de perfilamento, entre outros. Todos esses índices são influenciados por condições variadas, dentre elas, a presença ou não de adubação nitrogenada.

A luminosidade solar é responsável por proporcionar às plantas a realização de fotossíntese, em conjunto com a presença de substratos minerais como os adubos com nitrogênio (N), permite maior crescimento e desenvolvimento da planta como um todo.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

A fim de confirmar os efeitos da adubação nitrogenada, é possível realizar mensurações específicas, estas podem ser de caráter morfogênico, estrutural, produtivo e de qualidade. Essas auxiliam na tomada de decisões sobre o correto manejo das plantas e consequente maior produção de kg de MS ha-¹.

É importante ainda saber que a ideia de que quantidades elevadas de adubo ou ainda várias aplicações consecutivas sem o conhecimento da real necessidade do solo não seja garantia de produções elevadas, ao contrário, acarreta em elevados custos de produção e perdas de produção de MS.

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »