Influência dos problemas de cascos na Reprodução de Bovinos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes

Na bovinocultura de leite é comum problemas de cascos, chega a ser considerada uma das principais enfermidades dentro do setor, afinal, essas doenças afetam o bem estar dos animais, consequentemente geram maiores custos com medicamentos, redução na produção de leite e até mesmo descarte de alguns indivíduos.

Além de interromper a produção de leite e a saúde, também atrapalha o desempenho reprodutivo. A doença reduz o consumo de alimentos e há queda no índice do escore corporal, as vacas passam maior tempo deitadas e esses detalhes podem levar ao aumento de casos de mastites e metrites.

Leia tembém: Mastite Bovina

queda na imunidade desses animais desencadeando ocorrência de outras doenças, a dor e a febre proporcionam altas perdas e podem impactar a reprodução das seguintes formas: aumento de dias abertos e maior intervalo entre partos, maior probabilidade de desenvolver cistos ovarianos.

A Laminite é a doença de casco mais comum, sua causa pode ser fatores nutricionais, metabólicos, infecciosos e mecânicos. Sua forma aguda implica em maiores taxas de descarte principalmente de primíparas e multíparas, na maioria das vezes de alta produção. A prevalência pode variar de 21 a 70% nos rebanhos leiteiros.

Causas de Laminite

Em casos de deficiência nutricional e afecções o sistema reprodutivo é o último item a ser priorizado, assim outros sistemas ganham preferência como para mantença, atividades, crescimento, gestação, lactação.  

O periparto é considerado um período que favorece o desenvolvimento de laminites, principalmente em fêmeas primíparas. Esse fenômeno é causado pelo hormônio Relaxina, esse hormônio é liberado durante o parto com a finalidade de relaxar o tecido conjuntivo das estruturas do canal do parto, portanto há estruturas no cascos formadas por fibras de colágeno então em casos de atividade exagerada da Relaxina pode haver degradação do colágeno presente no aparato suspensório gerando maior mobilidade da terceira falange dentro do estojo córneo. 

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Outra causa é a nutrição, vacas que consomem grande quantidade de concentrado e volumosos de baixa qualidade estão mais predispostas a obter Laminite, pois alimentos altamente fermentáveis levam a produção de ácido lático e consequente redução do pH, gerando a morte das bactérias gram negativas, há liberação de endotoxinas na corrente sanguínea e de mediadores inflamatórios que causam alteração na circulação vascular periférica, afetando diretamente as lâminas dos cascos.

Sendo assim, algumas maneiras de reduzir essa problemática dentro da atividade é oferecer uma dieta balanceada, manter a higiene das instalações onde os animais ficam, garantir conforto aos animais, realizar casqueamento preventivo, usar pedilúvio. 

Referências

FILHO, A. D. F. N. Laminite bovina. 2011.

LOMBARDI, M. C. Influência da laminite na produtividade, fertilidade e longevidade em rebanhos leiteiros. 2019.

VIANA, E. P. Lesões de cascos em bovinos. 2021.

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »