Fatores antinutricionais: conheça os taninos!

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes

O conhecimento geral dos alimentos e dos diferentes níveis produtivos é primordial para os sistemas de alimentação animal. No entanto, não se deve restringir esse conhecimento apenas à capacidade dos animais de absorção dos nutrientes desses alimentos, mas considerar também, a eficiência com que
são absorvidos e convertidos em carne, leite e outros produtos. Entretanto, aspectos como a reduzida disponibilidade, a baixa qualidade dos alimentos e a presença de substâncias anti-nutricionais no período seco resultam na baixa produtividade dos rebanhos.

Estas substâncias antinutricionais representam uma defesa da planta à herbivoria e afetam diretamente o consumo e digestibilidade do alimento, acarretando em baixa ingestão de forragem e perda de peso, causando uma diminuição da produtividade animal (CORDÃO et al., 2015).

Um tipo de substância anti-nutricional bastante encontrada nas forrageiras é representado pelos taninos, que são substâncias fenólicas com variados pesos moleculares e complexidade. São classificados como hidrolisáveis e condensados, dependendo do seu arranjo estrutural.

taninos

Os taninos possuem a capacidade de complexar proteínas e outras macromoléculas. Considera-se que essas substâncias apresentam efeitos adversos e benéficos, dependendo da sua concentração e natureza, assim como da espécie, estado fisiológico do animal e composição da dieta (KUMAR e SINGH, 1984).

Leia também: Ácido propiônico: uso na produção de silagem de milho

A presença de baixas concentrações de taninos na dieta pode ser usada como potencial modulador da fermentação ruminal. A síntese de proteína microbiana, geralmente, é aumentada na presença de taninos (MAKKAR, 2003). Um décrescimo na taxa de digestão ruminal acarretada pelos taninos pode contribuir para uma melhor sincronização da liberação dos nutrientes e consequentemente, aumento na eficiência da síntese de proteína microbiana (GETACHEW et al., 2000).

Apesar dos taninos diminuirem a disponibilidade de nutrientes, eles causam uma mudança na partição desses, carreando a maior proporção dos nutrientes disponíveis para a síntese de massa microbiana e menos para produção de ácidos graxos de cadeia curta (MAKKAR, 2003).

A diminuição da solubilidade da proteína e da produção de gás no rúmen com o uso de taninos pode ser uma ferramenta para diminuir a ocorrência de timpanismo em animais que consomem alfafa ou gramíneas de clima temperado no início do crescimento, além de possuírem efeito anti-helmíntico.

Forrageiras de clima tropical e temperado que contêm taninos condensados têm sido pesquisadas por sua provável capacidade de diminuir a produção de metano. A ação dos taninos condensados na metanogênese pode ser atribuida a um efeito indireto, pela redução na produção de H2, como consequência da redução da digestibilidade da fibra e por um efeito inibitório direto na população metanogênica.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Além disso, alguns trabalhos tem evidenciado que os taninos condensados podem exercer um efeito anti-helmíntico no trato gastrointestinal de ovinos contaminados com nematóides.

taninos

São vários os estudos de toxicologia de plantas e de determinação dos benefícios e malefícios dos taninos na nutrição animal. Isto decorre da necessidade de se conhecer as relações das estruturas dos taninos com outras moléculas e suas funções na ingestão e digestão, para então relacionar o potencial efeito positivo ou negativo que essas relações exercem no desempenho animal.

Referências

BERCHIELLI, T. T.; PIRES, A. V.; OLIVEIRA, S. G. Nutrição de ruminantes, 2ª Ed. Jaboticabal: FUNEP, 2006. 186 p.

Cordão, M. A., Pereira Filho, J. M., Bakke, O. A., & Bakke, I. A. (2015). Taninos e seus efeitos na alimentação animal – Revisão bibliográfica. Pubvet4(32).

GETACHEW, G. et al. Tannins in tropical browses: effects on in vitro microbial fermentation and microbial protein synthesis in media containing different amounts of nitrogen. Journal of Agricultural and Food Chemistry, 48:3581, 2000.

KUMMAR, R. et al. Tannins, their adverse role in ruminant nutrition. Journal of Agricultural and Food Chemistry. 80:2045, 1997.

MAKKAR, S. A. et al. Potencial and limitations of in vitro gas method for studying the effects of plant defensive components on rumen fermentation. In: Proceedings of the Third International Workshop on Antinutritional Factors in Legume Seeds and Rapeseed, Wageningen, 1998.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »