Produzir, criar animais e conseguir se manter no mercado vai muito além de selecionar, de formular rações e de investir. É necessário ter o controle de todo o financeiro da propriedade/empresa. É preciso saber os custos de produção, gastos e receitas, ver se há crescimento ou prejuízo na produção. E é a partir disso que entra a importância de se ter um controle de custos e gerenciar, de modo que haja “correções” nessas falhas, para garantir que se obtenha a máxima rentabilidade no sistema produtivo.
Leia também: Controle zootécnico: o caminho para o sucesso
Primeiramente, os custos de produção são aqueles desembolsos que o produtor usa para produzir, ou seja, são gastos precisos para que o produtor adquira, por exemplo, com insumos, equipamentos, mão de obra, energia, dentre outros, com a finalidade de obter e produzir certo produto (leite, ovos, carne, mel…).
Classificação dos custos:
- Custo Operacional Efetivo (COE): É o custo variável, sendo aquele usado em todo desembolso direto, efetivamente pago para compra de insumos para produção e/ou comércio dos produtos. Sendo assim, esse valor só é considerado custo quando ele for utilizado dentro do mesmo ciclo produtivo.
- Custo Operacional Total (COT): É o COE, agregado à depreciação de bens (equipamentos, animais) e a remuneração da mão de obra familiar.
- Custo Total (CT): É o COT e a remuneração sobre o capital existente. Deste modo, é o somatório entre os custos fixos e variáveis.
O controle econômico é realizado por meio de anotações, de todo financeiro da propriedade custos, despesas, gastos, lucros etc; Assim as anotações podem ser feitas de modo subdividido, para facilitar o cálculo e a compreensão, como por exemplo, separar os custos fixos (mesmo custo independente da produção) dos custos variáveis (muda de acordo com a produção), ou seja, há várias maneiras que podem ser realizados.
Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil
Em síntese a administração de custos na propriedade possibilita avaliar a situação financeira da produção e por meio dela identificar e controlar os desembolsos sem retorno, auxiliando assim, na tomada de decisões, com o intuito de aumentar a produtividade e rentabilidade.
Referências:
Gerenciamento de custos na produção animal. – Portal Embrapa
Uma resposta
Top Fabiana 🤠☘️