Importância do controle de custos na produção animal

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.040 outros assinantes

Produzir, criar animais e conseguir se manter no mercado vai muito além de selecionar, de formular rações e de investir. É necessário ter o controle de todo o financeiro da propriedade/empresa. É preciso saber os custos de produção, gastos e receitas,  ver se há crescimento ou prejuízo na produção. E é a partir disso que entra a importância de se ter um controle de custos e gerenciar, de modo que haja “correções” nessas falhas, para garantir que se obtenha a máxima rentabilidade no sistema produtivo.

Leia também: Controle zootécnico: o caminho para o sucesso

Primeiramente, os custos de produção são aqueles desembolsos que o produtor usa para produzir, ou seja, são gastos precisos para que o produtor adquira, por exemplo, com insumos, equipamentos, mão de obra, energia, dentre outros, com a finalidade de obter e produzir certo produto (leite, ovos, carne, mel…).

Classificação dos custos:

  • Custo Operacional Efetivo (COE): É o custo variável, sendo aquele usado em todo desembolso direto, efetivamente pago para compra de insumos para produção e/ou comércio dos produtos. Sendo assim, esse valor só é considerado custo quando ele for utilizado dentro do mesmo ciclo produtivo.
  • Custo Operacional Total (COT): É o COE,  agregado à depreciação de bens (equipamentos, animais)  e a remuneração da mão de obra familiar. 
  • Custo Total (CT): É o COT e a remuneração sobre o capital existente. Deste modo, é o somatório entre os custos fixos e variáveis.

O controle econômico é realizado por meio de anotações, de todo financeiro da propriedade custos, despesas, gastos, lucros etc; Assim as anotações podem ser feitas de modo subdividido, para facilitar o cálculo e a compreensão, como por exemplo, separar os custos fixos (mesmo custo independente da produção) dos custos  variáveis (muda de acordo com a produção), ou seja, há várias maneiras que podem ser realizados.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Em síntese a administração de custos na propriedade possibilita avaliar a situação financeira da produção e por meio dela identificar e controlar os desembolsos sem retorno, auxiliando assim, na tomada de decisões, com o intuito de aumentar a produtividade e rentabilidade.

Referências:

Gerenciamento de custos na produção animal. – Portal Embrapa

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »