As micotoxinas causadas por fungos são prejudiciais para a saúde pública (afetando tanto animais quanto humanos).
Sendo assim, são substâncias químicas com potencial tóxico para o organismo animal, comumente encontradas em rações e cereais. Dessa maneira houve desenvolvimento para maior conhecimento, o que gerou atualmente tecnologias para identificar micotoxinas mesmo em níveis baixos de concentração.
As dietas com doses de toxidez causam efeitos estrogênicos, imunossupressores e carcinogênicos. A ingestão de forma crônica pelos rebanhos induz a perda de peso, aumento de casos de distúrbios reprodutivos e doenças em resposta a baixa imunidade.
Zearalenona
Os agentes causadores de Zearalenona são os fungos: Fusarium graminearum, Fusarium culmorum e Fusarium equiseti. Estão presentes principalmente no milho, trigo, cevada, arroz, sorgo e centeio.
Sendo assim, há predisposição de ocorrência de cistos foliculares em vacas leiteiras. Além de provocar um quadro de hiperestrogenismo, levando o animal a repetição de cio, e ao quadro de redução da taxa de concepção.
Fêmeas bovinas podem apresentar secreção vaginal, edema de glândula mamária, vulva e útero, além de prolapso uterino, vaginal e de reto.
A ovulação, implantação e a gestação podem ser acometidas com a morte embrionária e aborto, bem como redução na produção de leite.
A proliferação dos fungos acontece de maneira muito simples, sendo o ambiente ideal para seu desenvolvimento entre as temperaturas de 20ºC a 25ºC, Somada à temperatura, as altas taxas de umidade – do ambiente, ou até mesmo do próprio insumo – resultam em condições muito favoráveis para o desenvolvimento.