O que são as verrugas em bovinos?

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes

A Papilomatose Bovina também conhecida como verruga, figueira ou verrucose é uma doença causada pelo vírus do gênero Papilomavírus, pertencente à família Papillomaviridae. Trata-se de uma doença infectocontagiosa que acomete principalmente bovinos leiteiros e sua transmissão se dá pelo contato direto entre os animais (com lesões na pele), ou pelo contato indireto através de vetores como moscas e carrapatos e por objetos contaminados como arame de cercas, brincadores, agulhas usadas, tatuadores ou no momento da ordenha.

Essa enfermidade é caracterizada pelo aparecimento de lesões sólidas (nódulos) com aparência de couve-flor e variam em número e tamanho, a coloração vai de negro a um branco acinzentado. O surgimento destes nódulos ocorre principalmente na cabeça, pescoço, úbere e abdômen, mas podem surgir por todo corpo do animal.

Leia também: Pedilúvio: Garantindo a eficiência produtiva

O tratamento inclui a retirada cirúrgica e cauterização das lesões com nitrato de prata, vacina autógena (caráter curativo) e auto-hemoterapia. Contudo, o tratamento é relativo, uma vez que a doença possui características distintas de animal para animal, ou seja, o que pode funcionar para um pode não ter efeito em outro. Apesar da dificuldade de se detectar o momento da infecção algumas medidas podem ser feitas para prevenir a papilomatose, como:

  • Quando identificados os animais acometidos devem ser retirados do convívio dos demais animais e as fêmeas devem ser ordenhadas por último;
  • Equipamentos de uso comum precisam ser esterilizados e desinfetados quando utilizados em animais com papilomatose;
  • Não adquirir animais positivos para papilomatose;
  • Realizar o controle de vetores (moscas e carrapatos).

Por se tratar de uma doença contagiosa, o rápido diagnóstico dos animais e a separação destes dos demais é fundamental devido ao alto risco de transmissão, uma vez que, as lesões causadas geram custo com tratamentos além da desvalorização destes animais na hora da venda. Dessa forma, a orientação dos produtores é essencial para rápida tomada de decisão e quando necessário o diagnóstico final e tratamento devem ser realizados por um médico veterinário.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

RENATA. Papilomatose bovina: uma doença autolimitante. Milkpoint.com.br. Disponível em: www.milkpoint.com.br

‌RECH, G. et al. PAPILOMATOSE BOVINA – REVISÃO DE LITERATURA. 2018.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »