Cuidados na Fase de Cria

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes

A fase de cria na bovinocultura de corte se estende da reprodução da matriz até o desmame da prole. São vários fatores que influenciam o desempenho da produtividade.

Os cuidados com a fase de cria interferem nesses dados, por exemplo, uma propriedade com baixo índice de prenhez é responsável pelo atraso da produção. Outro ponto de grande impacto nessa cadeia é a sanidade, as preocupações com doenças tem alta relevância.

Algumas das principais doenças que acometem a pecuária brasileira são: Brucelose, Diarreia Viral Bovina, Rinotraqueíte Infecciosa Bovina e Leptospirose. Os agentes infectam o sistema reprodutivo e prejudicam tanto a fêmea quanto o feto.

Momento do Parto

Embora o parto seja um processo natural, há cuidados que permitem a preservação da saúde da matriz e bezerro(a). No último terço da gestação a temperatura deve estar adequada, conter espaços sombreados no piquete, a dieta ser tecnicamente elaborada pois afeta diretamente na manutenção do bezerro gestado e na matriz.

Leia também: Suplementação de bovinos de corte – Cria, Recria e Terminação

No momento final da gestação a vaca apresenta comportamentos de parto: liberação do tampão mucoso que fechava a cérvix, pode haver um distanciamento do restante do rebanho, é comum observar agitação.

Contudo, a melhor forma de controle dos partos é fazer anotações de previsão dos nascimentos logo após a monta e confirmar a data com o diagnóstico de gestação.

A placenta deve ser expulsa em até 12 horas pós-parto. Um tempo maior que esse desencadeia complicações como o atraso da involução uterina, que reduz as chances de obter 1 bezerro por ano.

Atualmente os produtores buscam uma produção mais eficiente, portanto, para atingir a criação de 1 bezerro/ano/vaca, é preciso o ajuste dos manejos. Levando em consideração que o tempo de gestação não pode ser alterado, é evidente que as vacas retornem a atividade reprodutiva no menor tempo possível.

Cuidados com o Bezerro recém-nascido.

O colostro garante o fornecimento de um conteúdo com alto teor nutritivo e rico em anticorpos, por isso é ofertado logo nas primeiras horas de vida. A cura do umbigo é um manejo diário e no mínimo 2 vezes ao dia.

Deve haver um calendário de vacinação e vermifugação para os indivíduos. A vacina da brucelose aplicada entre o 5º e 8º mês de vida da fêmea e vacina contra Raiva e Febre Aftosa nos locais que são obrigatórios.

A alimentação deve ser balanceada e a higiene das baias é fundamental na criação de bezerros bem como a limpeza dos utensílios.

Acesse nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Entre as doenças que afetam essa fase de vida dos bovinos a diarreia é a mais comum. Tem vários agentes infecciosos que causam essa problemática, o ambiente inadequado em conjunto com a provável baixa imunidade pode ser a resposta para esse evento.

Portanto, a fase de cria é muito complexa tendo como exigência diversos cuidados que quando realizados corretamente garantem ao produtor eficiência nos índices obtidos.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »