Morte embrionária em bovinos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 999 outros assinantes

A morte embrionária em bovinos é um dos problemas mais impactantes na reprodução de um plantel de bovinos. Além de reduzir a eficiência reprodutiva de um rebanho, também é responsável por gerar prejuízos econômicos. A perda embrionária acontece principalmente entre o 7º e 16º dia, mas pode se estender até o 42º dia (após o 42º dia é considerado aborto).

Na maioria das vezes se obtém a fertilização, contudo, somente 50 a 55% dos animais inseminados uma única vez chegam a parir. Entre as falhas na gestação a absorção embrionária se destaca, representando cerca de 25 a 40% das interrupções gestacionais. As causas podem estar relacionadas com fatores genéticos bem como endocrinológicos, ambientais e por infecções.

Estresse Térmico

O conforto térmico das vacas é imprescindível para que haja uma boa gestação. A temperatura corporal adequada para bovinos é em média de 38,6ºC. O Brasil oferece aos rebanhos temperaturas elevadas boa parte do ano, assim afetando o comportamento animal e interferindo nos parâmetros fisiológicos.

Leia também: Estresse térmico na reprodução de bovinos

Essa problemática é muito comum em bovinos de alta produção leiteira e os animais tendem a ingerir maior quantidade de matéria seca para manter seus níveis produção, portanto exigem um metabolismo acelerado que gera mais calor.

A temperatura ambiente prejudica o desenvolvimento e a viabilidade embrionária e associado com a temperatura está a umidade relativa do ar, quando se encontra alta dificulta a dissipação de calor.

Monitoramento da Gestação

Monitorar a gestação é importante para que o produtor tenha o diagnóstico precoce e consiga realizar o tratamento adequado no animal. Esse acompanhamento antecipado é feito com ultrassonografia, dessa maneira as fêmeas retornam para uma 2º tentativa de concepção sem atrasar o período entre partos.

Com o ultrassom já é possível visualizar o embrião a partir do 28º dia após a fecundação, diferente da palpação retal que, apesar de ser o método tradicional, permite a visualização depois do 48º dia.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »