Métodos de contenção para bovinos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes
contenção

Atualmente, o Brasil é o principal exportador de carne bovina do mundo. Nesse sentido, devido a sua importância, o setor de bovinocultura tanto corte como leite requerem entendimento e alguns cuidados.

No trabalho diário é necessário entender como realizar a contenção dos animais para evitar perdas econômicas para a fazenda. Dessa forma, a contenção é realizada para que o manejo do gado seja realizado garantindo a segurança do gado e dos responsáveis pelo mesmo.

Leia também: A perspectiva de Temple Grandin sobre o comportamento e o bem-estar animal em abatedouros

A contenção dos bovinos podem ser feita para que diferentes procedimentos possam ser realizados, como: administração de medicamentos, intervenção cirúrgica, casqueamento, curativos, coleta de amostras para realizar exames, assim como, para realizar procedimentos de rotina como ordenha e inseminação.

contenção

Independentemente do método que será utilizado, o bem-estar do animal deve ser levado em consideração. Pois, o método utilizado de maneira eficiente deve ser capaz de minimizar o desconforto do animal e impedir que o mesmo se machuque.

Tipos de contenção

Contenção química

É feita através da administração de tranquilizantes, sedativos e anestésicos. Contudo, ressalta-se que esse tipo de procedimento deve ser realizado pelo médico veterinário, pois envolve a aplicação de medicamentos os quais são vendidos mediante receita e, caso sejam aplicados de forma incorreta podem levar a morte do animal.

Contenção física

No método de controle físico há a utilização de troncos, bretes, corda, laço, dentre outros. Esse tipo de procedimento é mais adequado para o manejo do dia-a-dia nas fazendas, pois são relativamente simples e que podem ser realizados por qualquer pessoa.

Entretanto, é necessário ter um entendimento mínimo do procedimento a ser realizado.

Contenções físicas

Tronco

Comumente construído junto ao curral e conectado a uma seringa, o tronco é uma instalação que visa facilitar manejos como o de vacinação do gado, pois permite conter vários animais ao mesmo tempo.

Além disso, o mesmo pode ser constituído tanto de madeira, concreto ou até mesmo metal e possuir dimensões variadas se adaptando a necessidade de cada propriedade.

contenção
Tronco (fonte: SENAR, Coleção. Bovinocultura: contenção de bovinos)

Brete

Igualmente ao tronco, o brete também é construído próximo ao curral. Possui a função conter individualmente os animais, permitindo que os mesmos fiquem completamente contidos, garantindo assim, uma maior segurança para realização de procedimentos.

Procedimentos como: coletas de sangue, realização de curativos, aplicação de medicamentos, inseminação artificial, dentre outros, podem ser realizados com uma maior segurança no brete.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Esse tipo de instalação pode ser constituído tanto de madeira quanto de metal e o seu custo é relativamente variado. No mercado há diversas marcas e formas, além disso o preço também pode variar de acordo com o material que será utilizado, bem como a quantidade de estruturas presentes no mesmo (guilhotinas, portinholas, etc.).

contenção
Brete (fonte: SENAR, Coleção. Bovinocultura: contenção de bovinos)

Laço

Neste tipo de técnica, o animal é contido pelo pescoço estando em movimento ou parado. Para execução dessa técnica é necessário treinamento e habilidade por parte de quem irá executa-la, além disso, a mesma pode ser realizada estando a pé ou montada em um cavalo.

Contudo, a técnica do laço deve ser aplicada para realizar procedimentos com curta duração para evitar que o animal se enforque, especialmente os mais agressivos e inquietos.

Laçando o boi barroso | Eduardo Amorim | Flickr
Laço (fonte: google.com/flickr)
1 – Laço de polipropileno; 2 – Laço de couro; 3 – Laço americano; 4 – Laço de nylon (SENAR, Coleção. Bovinocultura: contenção de bovinos)

Cordas

É o método mais utilizado para contenção do gado. As cordas podem ser de sisal, nylon, poliéster e polipropileno, além disso, materiais como formiga, pinos e estacas podem ser utilizados para auxiliar o manejo.

Algumas contenções como cabresto, peia, ou até mesmo técnicas de derrubamento como cordas cruzadas e método de Rueff podem ser realizados com cordas.

1 – Nylon; 2 – Sisal; 3 – Polipropileno (fonte: SENAR, coleção. Bovinocultura: contenção de bovinos)
contenção
Técnica de derrubamento cordas cruzadas (fonte: aease.org.br)

Referências:

SENAR, Coleção. Bovinocultura: contenção de bovinos. [s.l.: s.n., s.d.]. Disponível em: cnabrasil.org.br-CONTENCAO_BOVINOS.pdf

PORTAL EDUCACAO. Portal Educação – Artigo. Portaleducacao.com.br. Disponível em: siteantigo.portaleducacao.com.br

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »