Os coprodutos, também chamados de subprodutos, são as partes constituintes da própria planta, incluindo os restos de cultura gerados a partir da fabricação do farelo, das cascas e da varredura da soja.
Farelo de soja
Obtido a partir do processamento da soja para a extração do óleo, que é seca e resulta no farelo. É uma excelente fonte de proteína e energia, para ruminantes e não ruminantes.
Embora a soja possua a sojina como princípio tóxico, ela não está presente no farelo, pois uma das etapas do processamento é o aquecimento, e isso desnatura a sojina, eliminando-a. O teor de proteína varia conforme o teor de casca. 10, 20, 30% ou mais, diminui a quantidade de proteína.
Valor nutritivo aproximado: 87% de matéria seca (MS), 45% de proteína bruta (PB), 2% de extrato etéreo (EE), 5% de fibra bruta (FB) e 5% de matéria mineral (MM).
Casca de soja
Também conhecida popularmente como casquinha, é obtida antes da extração do óleo, e possui excelente qualidade quando comparada com a de outros grãos, por ter alto valor nutricional.
Leia também: Mil e uma utilidades da Soja
Possui elevado teor de fibra (aproximadamente 69% de FDN) de alta digestibilidade (elevado teor de pectina, celulose digestível e baixo teor de lignina) cerca de 95%, e fornece alto teor de NDT (cerca de 72%). Além do baixo custo em relação ao farelo de soja.
Valor nutritivo aproximado: 90% de MS, 12,6% de PB, 2,2% de EE, 69,2% de fibra em detergente neutro (FDN), 3,6% de lignina (LIG) e 72% de nutrientes digestíveis totais (NDT).
Resto da cultura da soja
É um produto obtido após a primeira limpeza da colheita, composta pela palha da planta, casca de vagem e vagens falhadas. A sojina não é problema para ruminantes, e sim para não ruminantes.
Valor nutritivo aproximado: 88% de MS, 21,6% de PB, 8,2% de EE, 50,2% de FDN, 50,7% de fibra em detergente ácido (FDA), 61% de NDT e 51% de digestibilidade (DIG).
Varredura da soja
É o resultado da seleção dos grãos de soja, composta principalmente por grãos chochos e mal formados, quebrados e a casca da vagem.
Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil
O fator limitante é a sojina para não ruminantes, mas que se tiver contato com altas temperaturas, pode ser ofertada normalmente.
Valor nutritivo aproximado: 26,5% de PB, 12% de EE, 38,3% de FDN, 28,7% de FDA e 6,3% MM.
Referências:
Conhecimento adquirido durante as aulas de Tecnologias de Subprodutos (2021.1) na Universidade Federal de Sergipe – UFS.
Redes sociais:
Para mais conteúdos como este, siga o Zootecnia Brasil e eu, Daniella Barauna no Instagram!