Cerveja e pecuária: conexão além dos churrascos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes
cerveja

A cerveja e a carne produzida pela pecuária com certeza são comuns em churrascos, mas em qual outro momento esses dois produtos podem se encontrar?

Os ruminantes (bovinos e ovinos principalmente) tem a capacidade de digerir altas concentrações de celulose quando comparados com seres humanos, bem como converter em nutrientes para sua dieta. Com a alta nos produtos que compõem a nutrição animal, os resíduos dos processos agroindustriais como polpa cítrica, torta de algodão e resíduo úmido de cervejaria (RUC) se tornaram opções para constituir a alimentação dos rebanhos.

Leia também: Utilização de Subprodutos na Alimentação de vacas leiteiras

A indústria cervejeira é responsável pela geração quantitativa de resíduos e além disso é altamente poluente para o meio ambiente. A fim de destinar corretamente esse coproduto e agregar economicamente, foi possível transformar algo sem propósito em alternativa para dieta de ruminantes.

O rejeito dessa produção contém matéria orgânica em abundância e, quando descartados nos cursos dos rios sem tratamento, causam mortandade de peixes e outros seres vivos. Em sua composição há o resultado da filtração da cevada e seus adjuntos (especialmente restantes do milho). Todavia, é uma boa fonte proteica com cerca de 25% a 32% de proteína bruta.

Quais o benefícios e cuidados ao fornecer RUC?

O RUC tem aproximadamente 80% de umidade, o que torna favorável a deterioração por microrganismos – Portanto, seu uso deve ser o mais rápido possível para evitar perdas. Da mesma forma dificulta o transporte fazendo ser inviável para propriedades distantes.

A taxa de umidade também deve ganhar atenção no cocho: evitando o acúmulo para não haver consumo após a degradação e também impedir o comprometimento do material do cocho – a exigência na limpeza dessas estruturas deve ser maior.

Acesse também nosso linkedin e nos siga: Zootecnia Brasil

Por outro lado, essa fonte proteica tem predominância de aproveitamento no abomaso e intestino e sua composição de aminoácidos apresenta resultados satisfatórios. Serve como um bom complemento do farelo de soja pois apresenta alta quantidade de metionina e menor de lisina ao contrário do farelo.

Outro ponto positivo do RUC é o aumento do vigor reprodutivo do rebanho e geralmente preço mais baixo em relação as rações. A alta palatabilidade eleva os níveis de ingestão diária de alimentos, pois sua consistência pastosa permita que alimentos menos palatáveis sejam consumidos com mais facilidade.

Tem excelente característica bromatológica e elevada digestibilidade da matéria seca, porém, ocorre variações em valores nutricionais (pois cada cerveja tem sua particularidade em ingredientes).

Referências:

CARVALHO, S; BROCHIER, M.A. Aspectos ambientais, produtivos e econômicos do aproveitamento de resíduo úmido de cervejaria na alimentação de cordeiros em sistema de confinamento. 2009.

BERNADES,T. Resíduo Úmido de Cervejaria na Alimentação Animal. 2020.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »