Atualmente, no mercado existem diversos tipos de leite que atendem as mais diversas necessidades dos consumidores. Dessa forma, conhecê-los é muito importante para que seja possível realizar a melhor escolha do produto a ser consumido.
Dentre os tipos de processamento que o leite passa na indústria antes de chegar à prateleira dos supermercados, estão os tratamentos térmicos, que possuem a finalidade de garantir a oferta de um produto mais seguro ao consumidor.
Diferença entre Pasteurização e UHT
Pasteurizado
A princípio, a distinção mais significativa é a qual tratamento térmico cada um foi submetido. A pasteurização rápida consiste no aquecimento do leite a uma temperatura que varia de 72 a 75°C por 15 a 20 segundos, e posteriormente um rápido resfriamento a 4°C.
Leia também: Número isolado na caixa de leite
Em outras palavras, essa técnica foi elaborada para promover a eliminação dos microrganismos patogênicos provocadores de doenças, as quais são transmitidas pelo leite in natura. Todavia, a pasteurização não consegue eliminar completamente os microrganismos que se encontram no leite.
Dessa forma, após a pasteurização ainda existem alguns microrganismos com maior resistência ao calor. Embora não causem doenças, eles provocam a deterioração do produto. Portanto, o leite pasteurizado deve ser mantido refrigerado.
UHT (Ultra High Temperature)
Por outro lado, o tratamento UHT (Ultra High Temperature) é utilizado para produzir o leite que ficou conhecido como “longa vida”, devido a vida de prateleira de até 4 meses.
Nesse tratamento, o leite passa por um procedimento de esterilização. E então, é aquecido a uma temperatura de 130 a 150°C por 2 a 4 segundos, sendo então resfriado a uma temperatura inferior a 32°C.
Além dos microrganismos patogênicos, esse tratamento é suficiente para eliminar todos os microrganismos viáveis no produto final, ou seja, todos aqueles que possuem capacidade de multiplicação dentro da embalagem de leite e causar alterações.
Dessa forma, é possível explicar o motivo pelo qual o leite UHT pode ser armazenado em temperatura ambiente e, ao contrário do que muitos pensam ele não contém nenhum tipo de conservante. Além disso, a embalagem do leite UHT é diferente, protegendo o leite de outras possíveis alterações químicas ocasionadas pela luz e oxigênio.
Por fim, é necessário salientar que não existem diferenças na composição nutricional entre os diferentes tipos de leite, o que os difere como citado acima é o tratamento térmico a qual cada um foi submetido.
Para mais conteúdos como este, siga o Zootecnia Brasil
Referências:
CAVALETTI, Livia. Entenda as diferenças nos tipos de leite fluido no Brasil. Milkpoint.com.br. Disponível em: www.milkpoint.com.br. Acesso em: 30 Jul. 2021.
Respostas de 2