Inseminação Artificial (IA) utilizada em Bubalinos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 999 outros assinantes

A inseminação artificial tem seu uso e o desenvolvimento indispensáveis para o melhoramento genético e aumento da eficiência produtiva dos rebanhos, entretanto, esta biotecnologia é mais empregada em bovinos. Porém, em bubalinos, vem ganhando seu espaço dentro das propriedades.

Em comparação à outras biotécnicas, a inseminação artificial apresenta uma série de vantagens consideráveis, sendo assim, surgindo reflexo sobre o melhoramento e a produção animal. Portanto, dentre suas aplicações, a técnica permite o controle de não ter transmissão de doenças infectocontagiosas, aprimoramento do controle zootécnico e racionalização do manejo reprodutivo.

Búfalo Dourado lança o primeiro iogurte Grego 0% lactose produzido  exclusivamente com leite de búfala - Dinheiro Rural
Fonte: Dinheiro Rural

O uso da IA, possibilita melhorias qualitativas e quantitativas dentro do rebanho bubalino. Desta forma, alcançando maior produção de bezerros/reprodutor/ano com o uso de linhagens de reprodutores diferentes, por exemplo, evitando-se a consanguinidade sem necessidade de manutenção de vários reprodutores na mesma propriedade. Além disso, possibilita maior controle reprodutivo, acesso de pequenos e médios criadores a material genético superior a custos menores e a preservação do sêmen mesmo após a morte do reprodutor.

Porém, como tem suas vantagens, há também suas limitações. No que se refere a búfala, apresenta grande variabilidade no período de duração do estro (cio) – Ou seja, é existente grande variação na duração do cio em búfalas, sendo necessário inseminar o mais próximo possível do final das manifestações de cio, quando as fêmeas não aceitam mais a monta.

Portanto, para se obter sucesso nesta biotécnica, como nos bovinos, torna-se importante não só a detecção correta do cio, mas também bom escore corporal dos animais, bom manejo nutricional, para que assim a técnica apresente a resposta desejada.

Referências:

WARMLING, Leila Mara. BIOTÉCNICAS REPRODUTIVAS USADAS EM BUBALINOS NO BRASIL. Florianópolis: UFSC, 2018.

MELLO, Raquel Rodrigues Costa. Biotécnicas da reprodução aplicada aos bubalinos (Bubalus Bubalis). São Paulo: Pubvet, 2018.

SARAIVA, Naiara Zoccal. Manejo reprodutivo de búfalos com o uso de biotécnicas da reprodução. Belém: Embrapa Amazônia Oriental, 2019.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »