Produção de Ovos em Sistemas Orgânicos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes

A produção de ovos orgânicos necessita seguir normas específicas e de um controle mais rigoroso em relação aos sistemas convencionais, sendo assim, é indispensável uma aprovação dos órgãos competentes (MAPA / SBACO) para validar e certificar toda a cadeia produtiva.

Primeiramente, uma produção orgânica deve sempre respeitar o bem-estar animal e o ambiente (sendo este sistema regido pela Lei-10.831/03). Além disso, especificamente referindo-se à  produção de ovos, o sistema produtivo pode influenciar na composição mineral dos ovos, como por exemplo, os ovos orgânicos podem apresentar uma maior quantidade de magnésio (presente na casca), no entanto os níveis de cálcio e ferro podem se manter em ambos sistemas.

Princípios que a produção orgânica deve ter:

Animais: Podem ser usadas fêmeas de outras espécies avícolas, como por exemplo codornas, galinhas d’angola, peruas – desde que estas sejam adquiridas já vacinadas e com um período de vida em torno de 16 semanas. Contudo, após um tempo de 80 semanas de idade é importante que ocorra a troca dos animais, ou seja, o descarte/vazio sanitário.

Galpões e Piquetes: Devem possuir ambas áreas, tendo em vista que os animais terão acesso a uma boa ventilação,   iluminação (natural ou artificial) – uma área de espaço livre e outra destinada aos ninhos e assim do mesmo modo as galinhas  enfermas devem ter um espaço à parte neste galpão.

Medicamento: Antes de tudo, o uso de antibiótico só é permitido em situações de risco de morte ou sofrimento do animal. Apesar disso, pode ser usados no máximo duas vezes ao ano e respeitando o dobro do período de carência – normalmente podem  ser realizados tratamentos fitoterápicos ou homeopáticos.

Alimentação: A nutrição dos animais precisa ter a certificação de sua origem, ainda mais que, são permitidos somente 20% de rações convencionais na alimentação total – não devem ser ofertados alimentos transgênicos.

Além disso, na produção de ovos em sistemas orgânicos não são permitidas práticas como debicagem ou qualquer tipo de manejo invasivo ou que gere algum tipo de desconforto animal.

Em síntese, todo o processo de produtos orgânicos até a destinação de resíduos deve ser realizado de maneira sustentável. Ainda mais, pode-se mencionar que  o lucro do sistema orgânico em relação ao convencional chega a ser em torno de 15% a mais.

Referências:

https://www.crmvsp.gov.br/site/

https://revistagloborural.globo.com/

Anais da 49° Reunião Anual da SBZ

3 respostas

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »