Em sistemas de produção de frangos de corte a separação entre fêmeas e machos – através da técnica da sexagem, apresenta grande importância devido às diferenças no manejo nutricional entre os dois gêneros.
Essa separação é importante porque a partir dos 15 dias de idade, fêmeas e machos apresentam diferentes exigências nutricionais. Ao se realizar a sexagem em pintinhos de um dia, é possível produzir lotes de frangos mais uniformes ao abate. Com isso, ganha-se maior eficiência no manejo geral, além do melhor aproveitamento nutricional ao se fornecer dietas específicas para cada sexo.
Outro fator de grande importância é a sexagem para a avicultura de postura, considerando que nestes sistemas produtivos apenas galinhas (fêmeas) são selecionadas e os machos são descartados.
A genética por trás da sexagem pelas penas
Uma ferramenta importante na avicultura industrial é a possibilidade de separar as aves por sexo ainda no incubatório, em seu primeiro dia de vida. A tarefa foi facilitada devido à ação dos geneticistas e do melhoramento genético que, ao desenvolver linhagens autossexáveis – incorporaram características distintas quanto ao empenamento das asas entre os sexos. Essas diferenças se manifestam já no primeiro dia de vida, facilitando a sexagem no incubatório logo após a eclosão.
Contudo, não são todas as linhagens de aves comerciais que se apresentam autossexáveis pelas asas. Essa diferenciação é aplicada para linhagens como Cobb, Ross, Arbor Acres, Aviam Farms e Hubard. De qualquer maneira, estas são as principais linhagens utilizadas na avicultura industrial mundialmente – e a incorporação destas características no melhoramento genético dessas linhagens pode ter contribuído para sua disseminação e amplo uso na avicultura.
Diferenças nutricionais e produtivas entre frangas e frangos de corte
A partir dos 15 dias de idade as diferenças nutricionais entre fêmeas e machos começam a se expressar de maneira mais proeminente. As fêmeas se caracterizam por serem menos exigentes nutricionalmente em comparação aos machos. Esse fato culmina em custos com alimentação menos elevados. Outra característica é que o ciclo produtivo das fêmeas é mais curto, completando seu ciclo em menor tempo e sendo abatidas antes.
Quanto à composição de carcaça, fêmeas tendem a acumular maior percentual de gordura com o passar do tempo em relação aos machos. Portanto, se permanecerem no sistema de criação pelo mesmo período, apresentação características menos desejáveis para o mercado consumidor da carne de frango.
Tabela 1. Diferentes características produtivas entre frangas e frangos de corte aos 21 dias de idade.
Sexo | Consumo | Peso | Conversão alimentar |
Fêmeas | 1,792kg | 1,055 kg | 1,70 g/g |
Machos | 2,000 kg | 1,235 kg | 1,62 g/g |
As diferenças observadas quanto ao consumo, ganho de peso, conversão alimentar e crescimento entre aves fêmeas e machos demonstram a importância da sexagem na eclosão das pintinhas e pintinhos. A partir dessa determinação, é possível estabelecer práticas de manejo nutricional, composição de carcaça mais homogêneo dos lotes destinados a abatedouros e abate em idades diferenciadas – proporcionando maior aproveitamento do potencial zootécnico de cada sexo.
Sexagem pelas asas em linhagens de frangos de corte
Para correta observação das asas das aves deve-se segurar a ave de cima e de costas para quem a segura. Abre-se as asas delicadamente, como se abre um leque. A observação ocorre nas duas fileiras das penas das asas, atendando-se às inferiores (penas primárias) e superiores (penas de cobertura). Um esquema foi elaborado pela Embrapa Aves e Suínos – Concórdia (SC) para observação e sexagem das aves pelas penas.
Tabela 2. Esquema para observação das penas para sexagem em frangos de corte.
Penas | Maiores | Menores | Fêmea | Macho |
Inferiores (1ªs) | X | X | ||
Superiores (2ªs) | X | X | ||
Penas de mesmo tamanho | X |
De maneira geral, no primeiro dia de vida pintinhas e pintinhos apresentam duas fileiras de penas nas pontas das asas. Quando se observar que a fileira inferior (mais próxima do corpo) é mais longa do que a superior (mais externa), a ave é fêmea. Quando as duas fileiras de penas apresentarem o mesmo tamanho, ou a fileira superior (mais externa) for mais longa, a ave é macho.
Essa técnica é de simples aprendizado e fácil aplicação. Estima-se que uma pessoa bem treinada possa realizar a sexagem de até 2.500 pintinhas ou pintinhos por hora.
Figura 1. Esquema de identificação da sexagem pelas penas em machos. Empenamento “lento”.
Figura 2. Esquema de identificação da sexagem pelas penas em fêmeas. Empenamento “rápido”.
Figura 3. Empenamento em machos: penas de tamanhos iguais ou penas secundárias maiores.
Figura 4. Empenamento em fêmeas: penas primárias mais compridas.
Sexagem na avicultura de postura
Para as aves de postura, há diferenciação também quanto ao empenamento para galinhas “brancas”. Contudo, as características mais observadas na sexagem de aves de postura se relacionam com a coloração da plumagem. De maneira geral, aves de postura “vermelhas” apresentam machos com coloração de plumagem mais clara, e as fêmeas apresentam coloração predominantemente marrom.
Leia também: Em todo ovo de galinha há pintinho?
Além disso, as fêmeas costumam apresentar duas ou mais listras escuras ao longo do corpo, enquanto machos apresentam apenas uma listra ou nenhuma. Nas linhagens carijó, fêmeas são totalmente pretas, enquanto machos apresentam penas pretas com pintas brancas na cabeça.
Figura 5. Diferentes colorações da plumagem para aves de postura: machos com plumagem clara (a) e fêmeas com plumagem mais escura (b).
Sexagem pela cloaca
Outro método utilizado para a sexagem de pintinhas e pintinhos de um dia é baseado na observação da cloaca. Nesse método, a cloaca é revertida e o órgão reprodutor masculino é identificado. Além de requerer grande treinamento, a técnica é mais demorada em comparação à sexagem pelas penas ou pela coloração da plumagem. Seu custo é bastante elevado em comparação aos anteriores, considerando que deve ser realizado por médicos veterinários ou profissionais com amplo conhecimento em anatomia de aves.
Acesse nosso Linkedin: Zootecnia Brasil
Referências
ATIVIDADE RURAL. Critérios para sexagem de aves através das penas no primeiro dia do nascimento. Disponível em: http://atividaderural.com.br/artigos/4e599d9110b15.pdf. Acesso em: 02 mai. 2021.
AVICULTURA INDUSTRIAL. Macho ou fêmea?. Disponível em: https://www.aviculturaindustrial.com.br/imprensa/macho-ou-femea-/20090901-155934-q606. Acesso em: 02 mai. 2021.
MORGAN, A. CPT Cursos. Planejamento de produção de frangos de corte com sexagem pelo empenamento. Disponível em: https://www.cpt.com.br/noticias/planejamento-de-producao-de-frangos-de-corte-com-sexagem-pelo-empenamento. Acesso em: 02 mai. 2021.
RIBEIRO. M. Canal Rural. Saiba como identificar o sexo do frango ao nascer. Disponível em: https://www.canalrural.com.br/noticias/saiba-como-identificar-sexo-frango-nascer-57921/. Acesso em: 02 mai. 2021.
TECNOLOGIA E TREINAMENTO. Aprenda a fazer separação do frango de corte pelo sexo. Disponível em: https://www.tecnologiaetreinamento.com.br/aves-peixes/avicultura/avicultura-corte-sexo-frango-sexagem. Acesso em: 02 mai. 2021.
VET PROFISSIONAL. Conheça como se dá a sexagem de aves de linhagens comerciais. Disponível em: https://www.vetprofissional.com.br/artigos/conheca-como-se-da-a-sexagem-de-aves-de-linhagens-comerciais. Acesso em: 02 mai. 2021.
Respostas de 2