Sagui e o Mercado Pet

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 999 outros assinantes

A expansão do mercado pet brasileiro vem se intensificando cada vez mais, ainda mais na perspectiva de espécies, como por exemplo o Sagui.

Primeiramente, é importante esclarecer que os animais exóticos e silvestres podem ser criados somente sobre autorização e legalização dos órgãos competentes, especificamente o IBAMA (Instituto Brasileiro do  Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).

Os saguis são seres que se reproduzem duas vezes ao ano, podendo gerar em média até dois filhotes por gestação, do qual possui um período de 5 meses – além disso, os filhotes normalmente desmamam com 60 dias de vida e atingem um peso em média de 325 gramas. 

Considerações fundamentais para a criação de Sagui

A princípio os Saguis (Callithrix sp) são animais que possuem uma fácil adaptação  a qualquer região, apesar disso, é relevante que seus novos habitats sejam em lugares calmos e bem arejados, locais que possibilitam o comportamento natural deste.

Um outro fator que deve-se ter o conhecimento é a respeito da alimentação destes animais, que devem ser à base de proteínas e cálcio, visto que são animais onívoros, eles podem se alimentar de frutas, vegetais, insetos, rações específicas; (alimentos industrializados podem intoxica-los e matá-los, como por exemplo salsicha e chocolate). 

Além disso, deve-se ter um controle sanitário  dos animais, sempre que necessário vermifugar e vacinar. 

Raiva, ectoparasitas, pneumonia, herpes (adquirida através dos humanos) são os tipos de enfermidades mais comuns nesses pequenos animais.

Lei Ambiental 

A  Lei dos Crimes Ambientais ou  Lei da Vida (9.605/98- Artigo 29), se refere basicamente à respeito da caça, uso e  venda ilegal de espécies silvestres não legalizados.  

Em síntese, estes animais legalizados, além de possuírem a inserção de microchip de rastreamento e notas fiscais, são passíveis de convívio por já nascerem em cativeiro.

Referências:

https://www.worldanimalprotection.org.br/

https://revistagloborural.globo.com/

https://jus.com.br/

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »