Na suinocultura alguns animais apresentam comportamentos como: morder a cauda ou objetos, pressionar bebedouros sem beber água, movimento de mastigação no vácuo, vocalização, muito tempo deitado, sem movimentação, sentar-se e esfregar a cabeça. Essas atitudes são denominadas estereotipias. Os suínos em condições naturais passam parte do tempo explorando o ambiente em busca de alimento, quando essas necessidades não são atendidas há mudança de comportamento que pode significar em imprecisão do bem estar animal.
Em busca de melhorar essas condições e relacionar o suíno com o ambiente são adaptadas ferramentas que possam auxiliar no desempenho positivo e cada vez mais estudos são desenvolvidos para tal finalidade.
A interação humana com o animal já reflete em resultados, mas é possível ir além disso, alguns materiais enriquecem o ambiente confortando ou chamando atenção do indivíduo. Esses materiais podem ser comestíveis mas devem ofertar benefícios nutricionais, mastigáveis porém não causem danos a saúde e apresentar alteração na estrutura ou posição. A quantidades desses materiais deve atender ao espaço e a quantidade de animais, para que todos possam se entreter sem gerar conflitos por disputa.
Os tipos de brinquedos mais comuns são pneus, correntes, garrafas pet, barras de madeira ou plástico, brinquedos de cães entre outros. É interessante atender o animal conforme a situação em que se encontra, por exemplo: animais alojados em pequenos espaços ou baias sem cama confortável, detalhes como esses interferem na produção, e além de trazer prejuízos na produção acarretam vários problemas a saúde do animal.
Uma resposta