Os quatro estômagos do boi

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes

A função primária do trato digestivo é converter alimentos em componentes químicos capazes de serem absorvidos para a corrente sanguínea e serem usados em uma variedade de necessidades, como mantença corporal, crescimento, engorda, produção de leite e reprodução. 

O boi é um animal poligástrico e ruminante, isso porque possui três pré-estômagos (retículo, rúmen e omaso) que realizam uma pré-digestão através das bactérias, fungos e protozoários que vivem em simbiose em seu interior, e um estômago (abomaso) que desempenha função semelhante ao estômago dos monogástricos.

O retículo é um dos principais órgãos que participa do processo de ruminação, é o responsável pela contração que leva a regurgitação e também, por filtrar a passagem de corpos estranhos ingeridos pelo bovino, estes ficam retidos em seu epitélio formado por camadas poligonais que dão uma aparência de favo de mel.

O retículo relaciona-se com o diafragma e é unido ao rúmen por uma dobra de tecido. Além de ser o maior dos quatro pré-estômagos, o rúmen funciona como uma câmara fermentativa, onde o alimento chega pela deglutição e é degradado, graças à ação de enzimas produzidas pelos microrganismos ali presentes, enzimas estas que não são secretadas, mas permanecem aderidas a parede celular.

No omaso define-se se a digesta está apta ou não para prosseguir para o abomaso. Em seu interior contêm muitas lâminas musculares semelhantes às folhas de um livro, na mucosa destas lâminas formam-se papilas, cujas principais funções estão ligadas a absorção de água, minerais, ácidos graxos voláteis e redução de partículas alimentares.

Ao chegar no abomaso, ocorre uma digestão do substrato degradado parcialmente pelo rúmen, retículo e omaso.  Esse corresponde ao estômago verdadeiro ou glandular dos bovinos. Nele ocorre a produção de ácido clorídrico (HCl), pepsina, pepsinogênio, gastrina e água.  

Figura 1: Epitélio formado por camadas poligonais que dão uma aparência de favo de mel do Retículo.
Fonte: Medicina Veterinária para Tradutores e Intérpretes.
Figura 2: Lâminas musculares semelhantes às folhas de um livro, no Omaso.
Fonte: Medicina Veterinária para Tradutores e Intérpretes.

Referências:

“Estômago dos Ruminantes” Site Medicina Veterinária para Tradutores e Intérpretes.

“Conheça a anatomia e fisiologia do sistema digestivo dos bovinos” Site Rehagro Blog. Disponível em: <https://rehagro.com.br/blog/sistema-digestivo-dos-bovinos/>

 

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »