Debicagem em aves

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 990 outros assinantes

Realizar a debicagem nas aves é uma técnica usada para evitar o canibalismo, mortalidade e melhorar desempenho produtivo. O ato de bicar outro indivíduo pode acontecer em razão do comportamento natural ou a influência de fatores (ambiente, nutrição, luz e densidade do alojamento).

Para efetuar a debicagem algumas metodologias devem ser usadas com a finalidade de não gerar impactos no desenvolvimento da produção e bem estar animal. A manutenção de equipamentos e uma pessoa treinada condizem com resultados positivos.


A LÂMINA QUENTE, questionada por algumas ONGs e defensores do bem estar, alegam que é uma prática agressiva e pode ser substituída por outras técnicas.


RADIAÇÃO INFRAVERMELHA, consiste em aplicar um feixe de radiação infravermelha no tecido córneo, a queda acontece 14 dias após o tratamento. Quando comparada com a lâmina quente é menos agressiva e reduz o risco de contaminação de microrganismos já que nessa técnica tem ausência de sangramento.


DEBICAGEM EM “V”, o corte é realizado com o debicador Verschuuren, a debicagem é feita de forma transversal com uma lâmina em formato de V.


A maioria dos autores recomenda que a primeira debicagem entre o sétimo e décimo dia de idade e quando houver redebicagem deve ser feita até a 12º semana de idade conforme o Protocolo de Bem Estar Animal (2008).

Dois dias antes da debicagem deve ser administrado às aves uma solução de eletrólitos e vitaminas (contendo principalmente vitamina K), facilitando a coagulação sanguínea e a cicatrização do bico e, consequentemente, menor estresse da ave. Recomenda-se o uso de analgésicos contendo dipirona, via ração ou água.


Entre dois a três dias da realização do procedimento, é recomendável aumentar a quantidade (e altura) da ração nos comedouros e igualmente o fluxo de água nos bebedouros para que as aves tenham facilidade de acesso para se alimentarem e se hidratarem.


Após a debicagem é importante o acompanhamento semanal do lote, aferindo o peso corporal e sua uniformidade.

Referências:

https://avicultura.info/pt-br/

https://ainfo.cnptia.embrapa.br

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »