Para o alcance da qualidade do leite é fundamental que o produtor execute além da oferta de bem – estar animal, ambiência, manejos na ordenha, entre outros. Após a extração do leite, esse mesmo produto tem contato com extremidades que antecedem sua chegada ao resfriador.
Entre os índices usados para verificação qualitativa a CBT tem atribuição na composição dos resultados, por sua vez tem associação com limpeza, entretanto, a limpeza e desinfecção das superfícies devem ser adequadas.
Quando o leite percorre por essas áreas permite aderência de resíduos, dessa maneira disponibilizando ambiente para multiplicação bacteriana, consequentemente contaminando o produto, pois o fluxo do leite transporta as bactérias para o tanque resfriador.
A chegada do leite no tanque é por canalizações que são limpadas a partir da circulação das soluções, para que isso ocorra sem erros é necessário atenção na instalação, dimensionamento e a construção da sala de ordenha.
A classificação de sujidade pode ser dividida em duas classes: minerais e orgânicas. O resíduo orgânico apresenta proteína, gordura e lactose do leite, sua intensidade em aderência vai depender de fatores como temperatura, tempo de contato e umidade. É indicado a remoção rápida, já que a agregação promove dificuldade em sua retirada e é realizada com a temperatura ideal e alcalinidade (pH).
Em temperaturas abaixo de 35ºC a gordura do leite tende a solidificar, por conta disso a temperatura da solução deve ser superior a 38ºC, os detergentes devem conter alcalinidade suficiente para quebrar os glóbulos de gordura. Quando se trata dos minerais suas composições referem-se aos sais minerais presentes na água da limpeza e no leite, que são dissolvidos pelos detergentes ácidos. Alguns compostos são usados na sanitização, exemplifica-se o hipoclorito e amônia quaternária. Uma água de qualidade faz com que os produtos usados atinjam um propósito com mais eficiência. Apontando a água como um fator que pode ameaçar a ação da detergenização é necessário atender a essa causa. Nessa ocasião o julgamento é válido quanto ao grau microbiológico (potável) e a dureza da água, ou seja, quando há significativa concentração de sal (cálcio e magnésio). A “água dura” neutraliza a ação dos detergente e facilita a estruturação de filmes. O filme ocorre a partir de resíduos orgânicos retidos após uma precipitação de minerais.