Brucelose Bovina

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 995 outros assinantes

É uma doença infecciosa dos bovinos, onde sua causa se dá através de um germe chamado de Brucella abortus. É uma doença de aspecto econômico onde pode trazer danos como: menor produção de bezerros, diminuição na produção de leite, onde a cada cinco vacas que ocorreu o abortamento, uma não irá recuperar a sua eficiência reprodutiva e ainda ela pode infectar o campeiro ou o cuidador e sua família.

Como pode ocorrer nos bezerros e novilhas não cobertas: são difíceis de contrair a doença devido ao mecanismo de defesa natural do organismo que têm a capacidade de destruir a brucella abortus. Porém as bezerras são um dos agentes de propagação da doença através da ingestão do leite das vacas infectadas e que serão eliminados nas fezes. Já nas vacas e nas novilhas prenhas o germe irá se instalar na placenta onde podem chegar até os gânglios linfáticos causando inflamações nas articulações. Nos touros os germes que atingem a nível de sistema reprodutor do animal são liberados junto com o sêmen.

A principal porta de entrada é através da aquisição de animais no rebanho sem respeitar o tempo de quarentena e a sua propagação e através de contato com água, alimentos ou o ato de uma animal doente lamber o animal sadio.

Os sintomas: o sintoma mais frequentes em uma propriedade é o aborto, sabendo que existem vacas que não abortam, seguidos com a retenção de placenta e esterilidade, podemos observar nos machos orquite e apididimite, sinais de inflamação das articulações ou até mesmo a presença de abcessos.

No diagnóstico podemos observar a presença de aglutinina que é a substância formada pelo mecanismo de defesa do animal contra a doença. É feito o teste de aglutinação para a detecção da brucelose que deve ser feito uma vez ao ano, esse teste pode ser feito através do método lento em tubo ou Ring-test que e um método rápido que é feito através da amostra de leite de vaca por vaca identificando.

A profilaxia se dá por meio da vacinação das bezerras de 4 a 8 meses de idade chamada de B.19 que têm o vírus atenuado, é necessário que a vacina seja feita por órgão oficial atestando que o animal foi vacinado onde é necessário marcar o animal com a letra V e o último número do ano em que foi efetuado a vacina As fêmeas vacinadas com vacinas produzidas a partir da amostra B 19 devem ser marcadas com o último algarismo do ano de vacinação” (Ex.: fêmeas vacinadas em 2019 devem ser marcadas com “9”, no lado esquerdo da face), e as fêmeas vacinadas com VNIAA devem ser marcadas apenas com “V” no lado esquerdo da face. Hoje também encontramos a vacina RB-51 que é uma vacina viva atenuada, liofilizada, contendo cultivo vivo de Brucella abortus que e utilizada em qualquer idade acima de 3 meses de vida até os 12 meses. Também deve ser feito anualmente o exame nos animais do rebanho onde é indicado que os animais positivos devem ser sacrificados de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). IV – eutanásia: indução da morte por meio de método que ocasione perda rápida e irreversível da consciência, com o mínimo de dor e angústia ao animal; segundo a instrução normativa de número 10.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »