Para que uma produção alcance suas metas é importante a realização dos manejos de forma correta e eficaz. Quando se trata de sanidade o uso de vermífugo pode ser comum, com a intenção de reduzir o gasto com medicamento houve a comprovação científica que nem todos os animais necessitam ser tratados. Além de economizar com os custos diminui o desperdício do produto e previne o desenvolvimento de resistência.
Os relatos mais frequentes dos produtores de ovinos é relacionado com verminose, acarretando enormes prejuízos. O clima quente, a chuva e a umidade do solo aceleram o desenvolvimento das larvas que contaminam as pastagens e os animais. Na atividade de ovinocultura, o verme com maior capacidade de induzir o aparecimento de doenças é o Haemonchus contortus, o seu impacto auxilia no aparecimento da anemia.
Para selecionar ovinos que requerem intervenção pode ser usado o método Famacha, que ajuda na indicação de um possível grau de anemia. É indicado a execução a partir de um indivíduo treinado para que não ocorra diagnósticos equivocados, também é aconselhado a utilização de um cartão que apresenta tonalidades referentes a cada grau, eles se direcionam a respeito da coloração da mucosa nos olhos.
* As cores “vermelho vivo” indicam sanidade, a partir desse tom é necessária a vermifugação e quando a cor se torna pálida intensamente é recomendado uma alimentação reforçada.
Buscar alternativas como o método Famacha pode ser muito viável como já citado, estar sempre atento a saúde do animal é imprescindível, tendo ciência que é um dos fatores que influenciam na cadeia produtiva.
Referências:
https://www.embrapa.br/
https://www.embrapa.br/
Respostas de 2
Recorrendo ao post para aula de higiene e profilaxia ahahahhaha