O Rami: uma forrageira alternativa na cunicultura

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 995 outros assinantes

O rami (Boehmeria nivea) pertence à família das Urticaceae, e se distingue de outros membros da família pela ausência de pelos urticantes, tendo-se originado nas regiões temperadas da Ásia Oriental e foi cultivado no Brasil, pela primeira vez, em 1884.

É uma excelente forrageira. Comparativamente, para cada hectare plantado o rami produz três vezes mais proteína que a alfafa e quatro vezes mais que a soja. Em média, os ponteiros do rami contêm 28% de proteínas, 21% de fibra ácida detergente, 6% de cálcio e 400ppm de ferro. 

Fonte: Coelho e Cia

Existe um grande número de variedades de rami, mas a mais indicada para a alimentação de animais é a Murakami, por ser precoce, de alta produtividade, de folhas grandes e carnudas, e graças ao seu elevado teor de proteínas e sais minerais, constituem excelente alimento de baixo custo.

Seu plantio é fácil, basta mantê-lo em local ensolarado e úmido, utilizando fileiras com espaçamento entre 40 e 50 cm, irrigação diária e adubação periódica (como qualquer outra forrageira). Seu desenvolvimento é rápido e o corte pode ser feito bem rente ao chão quando atingir 1 (um) metro de altura. 

O rami possui excelente aceitação pelos coelhos, porém, ao ministrá-lo na forma in natura deve-se realizar um murchamento prévio à sombra, promovendo sua desidratação, isto evita a ocorrência de diarreia devido à grande quantidade de água e alta taxa de ingestão pelos animais. Alguns trabalhos avaliaram a inclusão de 45% de farinha de rami na ração de coelhos, e os resultados foram positivos.

De maneira geral, o rami pode ser fornecido em pequenas quantidades, como forma de enriquecimento ambiental para os coelhos. Porém, a base da dieta desses animais continua sendo a ração peletizada de boa qualidade, pois somente a ração contém todos os nutrientes necessários para um desempenho máximo. O rami também pode fazer parte da alimentação como um ingrediente da ração, ou seja, estar misturado junto aos componentes do pélete. 

CURIOSIDADE: A princípio, era utilizado exclusivamente como matéria-prima para a confecção de tecidos, fios, cordas e tapetes, além de uma infinidade de outros produtos e subprodutos. Trata-se de uma fibra lustrosa como a seda, mais fresca e absorvente que o linho, fácil de ser lavada como o algodão; não encolhe, não alarga e não desbota com a passagem do tempo, sendo mais resistente que a do cânhamo e mais forte que a do nylon.

Referências:

https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/270446/cultura-do-rami-no-agreste-nordestino

http://www.coelhoecia.com.br

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »