O leite materno é de extrema importância para o desenvolvimento do bebê, e é dessa forma que devemos enxergar o colostro para os bezerros.
O colostro é rico em nutrientes, e fornece imunidade, já nas 6 primeiras horas de vida, ajudando os bezerros a crescerem de forma saudável.
Se fizermos uma comparação com o leite, o colostro tem menor teor de lactose, e possui maiores quantidades de gordura, sólidos totais, minerais, vitaminas e proteína. Sua qualidade é medida de acordo com a quantidade de teor de imunoglobulina presente (o ideal são valores maiores que 50 mg/ml).
Nas primeiras 6 horas de vida, período em que a parede intestinal permite a absorção das moléculas sem causar alterações, deve ser oferecido para o animal aproximadamente 4 litros de colostro (corresponde a 10% do peso vivo do animal), e mais 2 litros após 8 horas do nascimento. É recomendado continuar oferecendo colostro por mais 3 a 5 dias, pois apesar de ter se passado as primeiras 24 horas e ocorrer a redução da absorção da imunoglobulina, ainda assim esse colostro é rico em nutrientes e energia, e permitirá que o animal cresça saudável, e com maiores chances de ser livre de doenças.
Alguns cuidados com o colostro são essenciais:
-A coleta deve ser higiênica, o úbere da vaca deve ser preparado da mesma forma que ocorre nas ordenhas;
-Não utilizar colostro de baixa qualidade, que esteja escorregadio ou que contenha sangue;
-Pode ser armazenado em freezer até 1 ano, e em geladeira de 4 a 5 dias;
-Caso seja congelado, o descongelamento deve ocorrer em banho-maria, de maneira lenta, em uma temperatura de 50° a 55° C.
Texto de apoio: 5cs da criação de Bezerras, Educapoint.