Produção animal sem antibióticos, é viável ?

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 990 outros assinantes

Atualmente uma das maiores preocupações do século XXI é quanto a produção de superbactérias, resultantes de um selecionamento advindo do mal uso de antibióticos, e o que antes parecia uma profecia alarmista se tornou realidade. Concomitante a isso, os olhos do mundo viraram para a produção animal, principalmente a produção de frangos e suínos, devido à alta utilização de antibióticos para uso veterinário e produtivo. A maior preocupação quanto ao uso de antibióticos na produção animal é pela possibilidade de se desenvolver resistência cruzada e resistência a múltiplos antibióticos.

Nesse panorama, a sociedade que cada dia com o aparato da internet quer e requer mais informações sobre a origem e qualidade dos alimentos podem e impõem a necessidade de alimentos livres de antibióticos. Com o crescimento desse nicho muitos produtores e países tem olhado para alternativas que possam manter a boa produtividade podendo atender esse público de valor agregado. E diante disso entram os aditivos zootécnicos alternativos que incluem ácidos orgânicos, probióticos, prebióticos, simbióticos e compostos fitogênicos.

A utilização dos ácidos orgânicos promove ativação enzimática, controle de bactérias por alterações no pH intestinal e melhora na produção de sais biliares.  Os probióticos são organismos vivos que atuam de forma benéfica ao hospedeiro. Esses microrganismos benéficos se ligam a sítios na mucosa intestinal, “excluindo” bactérias patogênicas desses sítios. Os prebióticos são suplementos alimentares para beneficiar bactérias salutares do intestino. Quando adicionado os probióticos e prebióticos juntos temos os simbióticos, que são os probióticos com um aparato maior a sobrevivência e adaptação. E por fim os fitogênicos, compostos vegetais potenciadores adicionados a dieta podendo ser antibacterianos, antioxidantes, anti-inflamatórios e antivirais.

Portanto com essas alternativas podemos inferir que a produção animal sem antibióticos é viável, e será o futuro. Em vista disso, podemos concluir que o uso de antibióticos está com os dias contados, esse nicho que começou por uma alimentação mais segura, logo se tornará holístico. O Brasil como um gigante produtor de proteína de origem animal está atento e se adaptando, com isso novos mercados tendem a abrir as portas como a União Europeia que desde 2006 luta contra a produção animal sem antibióticos.  

Referências:

  • P, R, M, ANDRADE. Antibióticos. Facid DeVry.
  • V, PAPARSIROS., P,KATSOULOS., K,KOUTOLIS. et al. Alternatives to antibiotics for farm animals. CAB Reviews Perspectives in Agriculture Veterinary Science Nutrition and Natural Resources. 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/259233388

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »