Nutrição in ovos – Você sabe como é?

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 990 outros assinantes

A produção de aves pode ser, e é considerada, a mais avançada tanto em tecnologias quanto em produtividade. Isso é resultado de um forte selecionamento genético e do avanço das pesquisas na nutrição animal. Hoje se trabalha com uma alimentação específica para cada fase da ave, e agora até mesmo na fase perinatal, o que junto ao grande poder metabólico das aves, fazem com que elas cheguem ao peso de abate mais cedo, e não como é espalhado por leigos que há o uso de hormônios do crescimento.

Devido ao crescimento rápido de um embrião e à rápida evolução metabólica dos pintos modernos, alguns nutrientes essenciais podem se esgotar ou ser insuficientes durante os desafios ambientais adversos e as doenças impostas ao pinto. Com isso, a nutrição in ovo baseia-se em uma suplementação no estágio embrionário final, com o objetivo de suprir algumas necessidades nutricionais e dar maior suporte pós eclosão.

Os nutrientes são inoculados no líquido amniótico, que circunda o embrião e é absorvido na fase final do embrião antes da eclosão.

Aminoácidos essenciais, carboidratos, vitaminas e até probióticos vem sendo estudados e utilizados na nutrição in ovo .

No entanto, a técnica exige mais estudos e até mesmo análises econômicas quanto a viabilidade da técnica. Quanto aos resultados positivos, algumas pesquisas concluíram que a suplementação precoce de probióticos previne contra infecções patogênicas, aminoácidos resultam em melhor desempenho no crescimento, carboidratos aumentam a reserva de glicogênico.

Se você se interessou pelo tema, ou ficou com dúvida, entre em contato com a gente pelo nosso Instagram @zootecnia_brazil .

Se inscreva abaixo também e fique por dentro de atualizações e novas publicações…

Referências:

Rajesh Jha. et al. Early Nutrition Programming (in ovo and Post-hatch Feeding) as a Strategy to Modulate Gut Health of Poultry. Front. Vet. Sci., 21 March 2019 – https://doi.org/10.3389/fvets.2019.00082

3 respostas

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »