Apicultura na Zootecnia

A apicultura é uma área dentro da Zootecnia com pouca ênfase na formação, mas com grande importância ambiental e econômica. Segundo o último IBGE, em 2017, o Brasil apresentou uma produção anual em média de 41.594 toneladas, mas apresenta potencial de crescimento em todos os ramos apícola.

Mesmo com baixa produção considerando o potencial o mel brasileiro ganha em qualidade recebendo a premiação de melhor mel do mundo no 46º Congresso da Associação Internacional das Federações de Apicultores, realizado em 2019 no Canadá, prêmio no qual empresa catarinense ganha pela quinta vez.

Em questão de produtividade Santa Catarina é o quarto estado na produção de mel, mas apresentando suas peculiaridades do estado como mel de melato da bracatinga o qual está em discussão para receber Indicação Geográfica, dando ao estado característica única.

Santa Catarina apresenta três cursos de zootecnia, no qual nem um desses apresentam a apicultura com a sua real importância, dando mais ênfase para a áreas de animais de companhia. Os cursos deveriam repensar suas grades curriculares para formar zootecnistas capazes de contribuir para o crescimento da apicultura em Santa Catarina e no Brasil.

“Sem As Abelhas, A Humanidade Terá Apenas Mais Quatro Anos De Existência”, Refletiu Einstein

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s